Fluxograma da fabrica de pneu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1618 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O composto (borracha) 

A primeira fase da fabricação do pneu é a preparação do composto. Ele é formado por vários tipos de borracha natural e sintética, negro de fumo, aceleradores, pigmentos químicos, que são colocados em um misturador (bambury), onde se faz a homogeneização dos elementos (mistura). Para cada parte do pneu há um composto específico, ou seja, com propriedades físicas equímicas diferentes.

Formando os componentes (partes do pneu)

Depois do composto pronto, partimos para a produção dos componentes. É importante ressaltar que nessa etapa não se segue uma ordem de produção, com um componente feito após o outro. Eles podem ser produzidos simultaneamente em vários departamentos da fábrica, pois todos vão ser reunidos para compor o produto final. Esses componentes são:banda de rodagem, parede lateral, talão, lonas de corpo, lonas estabilizadoras e estanque.

A banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) e a parede lateral são feitas pelo processo de extrusão. Uma máquina chamada extrusora, espécie de rosca, vai girando, aquecendo e empurrando o composto para uma fôrma, na qual os componentes tomam seus formatos finais. 

As lonas decorpo e a lâmina de estanque são formadas na calandra. Nela existem três ou mais rolos cilíndricos que produzem as lâminas de borracha. Essas lâminas se juntam a tecidos de poliéster, nylon (também utilizado como reforço), formando as lonas de corpo. Na formação das lonas estabilizadoras (feita pelo processo de extrusão), vários fios de aço recebem a camada de borracha e formam uma fita com larguradeterminada. Estas fitas são cortadas em ângulos, concluindo a produção do componente. É importante diferenciar uma lona da outra: as lonas de corpo são aquelas formadas por poliéster e nylon, as lonas estabilizadoras são formadas por fios de aço e o estanque é formado apenas por borracha (composto).

O talão (parte do pneu  que faz ligação com a roda) passa por uma pequena extrusora, que aplicauma camada de borracha sobre fios de aço. Esses fios são enrolados em cilindros que formam o componente.

Construção

No processo de construção é produzida a carcaça (esqueleto do pneu  que sustenta a carga). Uma parte dos componentes (estanque, lona de corpo e talão) é aplicada em uma máquina, parecida com um tambor, formando a carcaça. Em seguida são aplicadas a lona estabilizadora e a bandade rodagem. É formado então, o pneu verde. 

Vulcanização

A vulcanização vai dar forma ao pneu. Ele é colocado em uma prensa sob determinada temperatura, pressão e tempo. Nela, há um molde com as características específicas de cada produto, na qual são determinados a forma e o desenho da banda de rodagem finai

Inspeção final

Após vulcanizado, o pneu passa pela inspeção final, onde sãoefetuadas todas as inspeções e testes de liberação do pneu, garantindo assim a consistência e a confiabilidade no seu desempenho. 

Distribuição

A inspeção final é a última etapa do processo. Depois dela, o pneu é armazenado, sendo distribuído às revendas e finalmente chegando às mãos do consumidor. 
DESCREVENDO UM PNEU

Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso echoques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço.
A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo.
Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência; 
Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda; 
Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidospor uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;

Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo;
Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes...
tracking img