O composto (borracha) 

A primeira fase da fabricação do pneu é a preparação do composto. Ele é formado por vários tipos de borracha natural e sintética, negro de fumo, aceleradores, pigmentos químicos, que são colocados em um misturador (bambury), onde se faz a homogeneização doselementos (mistura). Para cada parte do pneu há um composto específico, ou seja, com propriedades físicas e químicas diferentes.

Formando os componentes (partes do pneu)

Depois do composto pronto, partimos para a produção dos componentes. É importante ressaltar que nessa etapanão se segue uma ordem de produção, com um componente feito após o outro. Eles podem ser produzidos simultaneamente em vários departamentos da fábrica, pois todos vão ser reunidos para compor o produto final. Esses componentes são: banda de rodagem, parede lateral, talão, lonas decorpo, lonas estabilizadoras e estanque.

A banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) e a parede lateral são feitas pelo processo de extrusão. Uma máquina chamada extrusora, espécie de rosca, vai girando, aquecendo e empurrando o composto para uma fôrma, na qual oscomponentes tomam seus formatos finais. 

As lonas de corpo e a lâmina de estanque são formadas na calandra. Nela existem três ou mais rolos cilíndricos que produzem as lâminas de borracha. Essas lâminas se juntam a tecidos de poliéster, nylon (também utilizado como reforço),formando as lonas de corpo. Na formação das lonas estabilizadoras (feita pelo processo de extrusão), vários fios de aço recebem a camada de borracha e formam uma fita com largura determinada. Estas fitas são cortadas em ângulos, concluindo a produção do componente. É importante diferenciaruma lona da outra: as lonas de corpo são aquelas formadas por poliéster e nylon, as lonas estabilizadoras são formadas por fios de aço e o estanque é formado apenas por borracha (composto).

O talão (parte do pneu  que faz ligação com a roda) passa por uma pequena extrusora, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Fluxograma da fabrica de pneu. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fluxograma-Da-Fabrica-De-Pneu/90900.html

MLA

"Fluxograma da fabrica de pneu" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fluxograma-Da-Fabrica-De-Pneu/90900.html>.

MLA 7

"Fluxograma da fabrica de pneu." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fluxograma-Da-Fabrica-De-Pneu/90900.html>.

CHICAGO

"Fluxograma da fabrica de pneu." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fluxograma-Da-Fabrica-De-Pneu/90900.html.