Fluxo de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE MIRACEMA
PROJETO DE PESQUISA

FLUXO DE ENERGIA DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO

ACADÊMICOS: Renato N. Duarte
Mayra C. Alves
PROFESSOR: Fernando Pessoa

MIRACEMA
NOVEMBRO DE 2012

1. INTRODUÇÃO

Sabão é o nome designado ao produto da reação de uma base (grupo álcali) com ácidos graxos. Sua produção éantiga, com evidencias registradas desde 2.800 a.C, em escavações na antiga |Babilônia. Segundo os escritos da época, os habitantes misturavam gordura animal com cinzas e feriam, porém não há menção da utilização do “sabão” produzido.
Atualmente conhecem-se sabões desde barra até pó, passando por sabões de coco, sabonetes, sabões líquidos e etc. Apesar de sua primeira utilização conhecida ser finsde limpeza, hoje em dia tem-se produção de sabão para diversos fins, tais como sabonetes, sabões para barbear, cosméticos (xampus), etc.
Tendo em vista que a principal matéria-prima para produção de sabão é a substancia graxa (óleos, gorduras, etc), comumente se fala em utilização de óleo comestível residual (sobra de óleo de cozinha) como esta matéria-prima. Tendo que a reciclagem, ou algumasvezes reutilização, é uma forma muito atrativa de gerenciamento de resíduos, uma vez que transforma o lixo em insumos, fazendo-se uso desse reaproveitamento contribui-se para a economia de recursos naturais, assim como para o bem estar da comunidade e do meio ambiente.
Em geral, o óleo de cozinha utilizados em residências, lanchonetes e restaurantes é jogado diretamente na rede de esgoto, gerandouma acumulação na superfície da água e criando uma barreira que dificulta, e às vezes, impede, a entrada da luz solar no corpo d’água. Tal barreira impede a oxigenação da água, desestabilizando a cadeia alimentar aquática e os fitoplânctons.
Além disso, o excesso de óleo na rede de esgoto pode causar problemas de higiene e mau cheiro. Para se retirar esse resíduo da rede de esgoto, geralmente,utilizam-se produtos químicos tóxicos que acabam agravando ainda mais o problema.
Neste contexto, a utilização do óleo comestível de cozinha na produção artesanal de sabão é considerada uma atividade viável, pois além de diminuir os impactos ambientais causados pelo mesmo, pode se tornar uma fonte de renda para o estabelecimento e a comunidade, além de ser uma disposição final ambientalmentecorreta.
Considerando-se a produção de sabão tendo como matéria-prima o óleo de cozinha, um fluxo de energia desse processo seria a análise quantitativa da energia que flui no processo de produção.

2. OBJETIVOS

- Determinar o fluxo de energia da produção artesanal de sabão através da reciclagem do óleo comestível usado.

3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

A busca pela sustentabilidade é funçãonão somente da manutenção da qualidade de vida no planeta, mas também a necessidade de se perpetuar o estoque de matéria-prima para o sistema industrial que sempre tem início na utilização de recursos naturais (FERRÃO, 1998). Cada vez busca-se mais por maneiras de fazer-se usos dos três ‘r’s da química verde: reciclar, reutilizar e reduzir.
De acordo com HUMBERTO (2007), o óleo de cozinha usado é umproblema de grande relevância, principalmente, quando lançado no meio ambiente. Pesquisas apontam que os brasileiros consomem aproximadamente três bilhões de litros de óleo de cozinha a cada ano. Após o uso, parte desse óleo é disposto na rede de rede de esgoto. Isso implica em aumento do custo no tratamento dessas redes em até 45% e também pode provocar o entupimento das tubulações da rede decoleta e tratamento de esgoto.
No Brasil, parte do óleo de cozinha utilizado em residências e restaurantes é destinado a fabricação de sabões e, em menor volume, à produção de biodiesel (NETO et al., 2000).
O fluxo dos materiais é o movimento da matéria ou da energia de um processo ou posição a outro processo ou posição durante um determinado período de tempo (VALE & SABLOWSKI, 2006)....
tracking img