Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxo de Caixa:

O fluxo de caixa tem por objetivo principal, a projeção das entradas e das saídas dos recursos financeiros da empresa em um determinado período de tempo.

Gasto:

Sacrifício que a entidade arca para obtenção de um bem ou serviço, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.

Giro de Caixa:

O giro de caixa representa o número de vezes em que o caixa girouno período de analise, utilizando a mesma conceituação teórica do giro do estoque, contas a receber e contas a pagar.

Investimento:

Gasto com bens ou serviço ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros.

Lucro Líquido Operacional:

Margem operacional deduzida despesas financeiras liquidas e as perdas com devedores duvidosos.

Lucro Operacional:O lucro operacional é igual a receitas totais das operações menos os respectivos custos totais.

Margem de Contribuição:

O conceito de Margem de Contribuição está associado à identificação do custo imediatamente "emergente"na produção de determinado produto. O custo que varia de acordo com a produção, ou seja, o que surge em função dela e que se chama "variável" vai nos possibilitar ocálculo do lucro marginal.

Método do Valor Presente Líquido:

Este método compara na data em que o projeto terá seu inicio, todas as entradas e saídas existentes projetadas no fluxo de caixa, trazendo esses valores futuros para a data inicial, como se cada entrada ou saída do fluxo fosse um montante e quiséssemos calcular o respectivo valor atual, utilizando para tanto a taxa mínima de atratividadedefinida.

Método da Taxa Interna de Retorno:

Este método calcula a taxa que iguala o valor atual de todas as entradas de caixa ao valor atual de todas as saídas de recursos, calculados como se cada entrada ou saída fosse trazida para a data inicial do fluxo de caixa representativo de uma determinada alternativa de inversão de valores.

Padrões de Crédito:

Os padrões de crédito de umaempresa definem os critérios mínimos para concessão de crédito, estabelecendo as condições que o cliente precisa demonstrar para qualificar ao crédito. Os principais fatores levados em consideração ao estabelecerem padrões de crédito referem-se a probabilidade de atraso de pagamento e inadimplência.

Payback:

O Payback é um dos métodos mais populares utilizado para análise de alternativas deinvestimento. Consiste em quantificar através do fluxo de caixa, em quanto tempo um investimento é coberto pelas entradas e saídas de caixa ocorridas após a data de realização do desembolso inicial.

Perda:

É um gasto não intencional decorrente de fatores externos fortuitos ou da atividade produtiva normal da empresa.

Política de Cobrança:

As políticas de cobrança refletem osprocedimentos adotados para receber uma duplicata na data do vencimento e as ações a serem adotadas no caso de atraso no pagamento, com definições especificas das medidas a serem tomadas e o tempo necessário à implementação.

Política de Crédito:

A política de crédito da empresa fornece os elementos para concessão de crédito a um cliente. Junto com as ferramentas de marketing básicas (preço, qualidade epublicidade), a política de crédito é uma das principais variáveis para aumento de vendas.

Ponto de Equilíbrio:

Significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativos aos produtos vendidos.

Ponto de Equilíbrio Econômico:

É a quantidade que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas acrescidas de uma remuneração mínima (custo deoportunidade) sobre o capital investido pela empresa.

Ponto de Equilíbrio Financeiro:

É a quantidade que iguala a receita total com a soma de custos e despesas que representam desembolso financeiro para a empresa. Neste caso, os encargos da depreciação são exclusos por não representarem desembolso para empresa.

Ponto de Recompra:

Nível de estoque disponível que dá origem a um novo...
tracking img