Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As bases intuitivas para o valor presente

Existem três razões por que um fluxo de caixa no futuro valha mais que um similar fluxo de caixa hoje...
• Os indivíduos preferem o consumopresente ao consumo futuro. Teria de ser oferecido à pessoa mais no futuro para ela abrir mão do consumo presente. Se a preferência pelo consumo atual é forte, terá que se oferecer aos indivíduos muito maisem termos do consumo futuro para abrirem mãos do consumo atual, uma troca que é capturada por uma alta taxa real de retorno ou taxa de desconto. Reciprocamente, quando a preferência pelo consumo atualé fraca, os indivíduos se contentarão com muito menos em termos de consumo futuro e, por extensão, uma baixa taxa real de retorno ou taxa de desconto.
• Quando existir inflação monetária, ovalor atual diminui com o tempo. Quanto maior a inflação, maior a diferença no valor entre um fluxo de caixa hoje e o mesmo fluxo de caixa no futuro.
• Um fluxo de caixa prometido não poderia serliberado por várias razões: o prometedor poderia fugir dos pagamentos, aquele a quem se prometeu o pagamento poderia não estar por lá para receber o pagamento; ou alguma outra contingência poderiaintervir para evitar o pagamento prometido ou reduzi-lo. Qualquer incerteza – risco –, associada com o fluxo de caixa no futuro reduzirá o valor do fluxo de caixa.

O processo pelo qual os fluxos decaixa futuros são ajustados para refletirem estes fatores é chamado de desconto, e a magnitude destes fatores é refletida na taxa de desconto. A taxa de desconto incorpora todos os fatores mencionadosacima. De fato, a taxa de desconto pode ser vista como uma composição do retorno real esperado – refletindo as preferências de consumo no agregado sobre a população investidora, – a taxa de inflaçãoesperada – para capturar a deterioração no poder de compra do fluxo de caixa – e a incerteza associada com o fluxo de caixa.

Fonte
AS BASES intuitivas para o valor presente. In: MANUAL sobre o...
tracking img