Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



A contabilidade existe desde o primórdio da humanidade, os homens utilizavam em uma forma básica para controlar sua riqueza patrimonial. Nos últimos quinhentos anos a contabilidade tem sido o grande instrumento de gestão empresarial em geral e de gestão financeira em particular. Com o passar do tempo à necessidade de aprimoramento das contas utilizadas foram crescendo, esurgiram vários estudiosos que
buscavam meios para enriquecer esse campo, até chegar à esperada Nova Lei das Sociedades Anônimas, Lei n° 11.638, de dezembro de 2007, seguida da Medida Provisória nº 449, de 3 de dezembro de 2008 que foi convertida na Lei nº 11.941, de 27
de maio de 2009

No contexto geral do mercado, a competitividade está se tornando cada vez mais um fator limitante àsobrevivência das microempresas, principalmente no que diz respeito aos aspectos financeiros. Nesse cenário, encontram-se gestores que desconhecem técnicas e processos de gestão financeira, comprometendo a continuidade do empreendimento.

Assim, recorre-se às palavras de Drucker, que já enfatizava há mais de uma década, que “uma empresa pode operar sem lucros por muitos anos, desde quetenha um fluxo de caixa adequado. A recíproca não é verdadeira. Na verdade, um aperto na liquidez costuma ser mais prejudicial que um aperto nos lucros” (DRUCKER,1992, apud CAMPOS FILHO, 1999, p. 47).

Em relação às condições atuais do mercado, muito mais competitivo, para que uma empresa possa sobreviver e garantir sua continuidade faz-se necessário avaliar sempre a melhor alternativa doscustos e investimentos, aliando-os, às condições do seu fluxo de caixa, tanto no presente como no futuro, para que a mesma não venha a ter como resultado de suas operações apenas prejuízos e dívidas impagáveis.

Nesse sentido, de acordo com Barbieri (1995, p. 17), o fluxo de caixa financeiro tem como “objetivo principal fornecer informações relevantes sobre os recebimentos e pagamentos decaixa da empresa, durante certo período, propiciando informações relevantes sobre as movimentações de entradas e saídas de caixa neste período”.

Assim, a questão-problema que norteia este trabalho é: como os gestores das microempresas Alfa e Beta utilizam o fluxo de caixa como instrumento de acompanhamento, avaliação e controle gerencial no processo de tomada de decisão?

Procurandoresponder à questão-problema, o objetivo geral é compreender a importância do fluxo de caixa nas empresas Alfa e Beta e tem como objetivo especifico evidenciar as técnicas administrativas de acompanhamento, avaliação e controle do fluxo de caixa, que as referidas microempresas adotam como instrumento de controle gerencial para tomada de decisão.

Este artigo está estruturado, a partir dessaintrodução, pelo referencial teórico, procedimentos metodológicos e análise dos dados obtidos na pesquisa. Por fim, são apresentadas as conclusões .

A justificativa da presente pesquisa foi relevante para as empresas Alfa e Beta, pois no Brasil a utilização da Demonstração do Fluxo de Caixa ainda é um assunto novo para os gestores, mesmo assim, algumas empresas já têm demonstrado interesse nodesenvolvimento de levar aos usuários informações de maior qualidade, com o aperfeiçoamento dos relatórios e informações mais completas, principalmente no universo das pequenas e médias empresas, apresentando-se um modelo específico onde se propõe que o mesmo seja utilizado como instrumento de controle gerencial.
As informações contidas na Demonstração de Fluxo de Caixa são relevantestanto para usuários internos quanto para usuários externos.




2 REFERENCIAL TEÓRICO

O fluxo de caixa é considerado um dos principais instrumentos de análise e avaliação de uma empresa, proporcionando ao gestor uma visão futura dos recursos financeiros da empresa. A Demonstração do Fluxo de Caixa integra o caixa, as contas correntes em bancos, aplicações financeiras, receitas, despesas...
tracking img