Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo procura demonstrar quais os procedimentos adotados pelas empresas em relação à preservação do meio ambiente e como o consumidor se relaciona com empresas que se preocupam com a causa ambiental. Estudos comprovam que os recursos extraídos da natureza pela ação do homem são finitos e isto possui grande relevância para a qualidade de vida das populações. Taisinformações aparecem no nosso dia-a-dia através dos meios de comunicação como: revistas, jornais, internet etc. Assim, pode-se constatar que:
O processo de desenvolvimento, nos diversos países, realiza-se basicamente à custa de recursos naturais. O conceito comum de progresso está ligado ao modelo de desenvolvimento no qual a natureza foi vista como objeto de consumo e de enriquecimento. No entanto,atualmente apresenta-se uma proposta diretamente ligada à concepção de desenvolvimento sustentável que se propõe sê-lo qualitativo e não quantitativo.(GUIMARAES, 2006, p.3)


A evolução das cidades e a forma como aconteceu (e ainda acontece), sem a preocupação de recompor os recursos renováveis, permite um diagnóstico de que os recursos naturais serão cada vez mais escassos para as próximasgerações. Com isso, diversos programas, leis e projetos surgiram através dos governos e ongs para conscientizar as pessoas e “frear” a degradação do meio ambiente. “Na nova cultura, a fumaça passou a ser vista como anomalia e não mais como uma vantagem (ANDRADE et al. 2002, p.7)”.
Com isso, as empresas sofrendo a pressão da sociedade estão procurando criar projetos que atendam às necessidades dosclientes sem prejudicar o meio ambiente. As organizações partindo para um novo modelo de desenvolvimento econômico conseguem criar uma boa imagem junto à sociedade conquistando um novo consumidor que está preocupado em saber, como as empresas estão tratando o meio em que vivem e também conseguir novos contratos com empresas em outros países, que se preocupam em preservar o meio ambiente, pois cadavez mais as empresas estrangeiras procuram não se relacionar com organizações consideradas poluidoras do meio ambiente e não querem arriscar sua imagem no cenário internacional.
Segundo Donaire (2008, p.35): ”a cotação de um país, para receber investimentos estrangeiros, está cada vez mais relacionada com sua imagem internacional associada com seus cuidados com o meio ambiente”.
O conceito dedesenvolvimento sustentável nasceu da necessidade de implantar uma nova maneira de gerenciar os recursos naturais, sem ser de forma degradativa como ocorria no século passado.
Analisando este contexto, o consumidor de hoje está cada vez mais informado e exigente, fazendo com que as empresas mudem as suas estratégias e atendam esses consumidores do século XXI.
Sendo assim, este trabalho visamostrar as trajetórias percorridas pelas empresas para implantar um sistema de gestão ambiental e conquistar e manter a fidelidade dos consumidores e também analisar o comportamento deste consumidor perante a questão ambiental.1.1. Problematização

Esta pesquisa irá procurar a resposta para a seguinte questão: É a responsabilidade ambiental uma forma de fidelizar clientes?


1.2. Justificativa
Este estudo foi estruturado com a finalidade de demonstrar que as empresas sofrem grande influência dos consumidores e com isso, precisam reformular suas estratégias para conquistar novos clientes e manter osjá existentes.
Na sociedade moderna, o cliente sempre está em busca de algo inovador. O fato é que somos “bombardeados” a cada momento por produtos novos que prometem facilidade e tornem mais simples a interação com as outras pessoas. A responsabilidade ambiental pode ser uma maneira da empresa ter um relacionamento fidedigno com o consumidor.
Justifica-se assim, a importância deste trabalho...
tracking img