Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES













FLUXO DE CAIXA DO RESTAURANTE ROSINHA











GUILHERME ROSA DOS SANTOS

LUIZ HENRIQUE STRATE











Lajeado, Novembro de 2011.

SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO 3

1.1 Objetivos 3
1.2 Justificativa 4

2. REFERENCIAL TEÓRICO 4


3. MÉTODO 7


4. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA E DIAGNÓSTICOSITUACIONAL 8


5. LEVANTAMENTO DE DADOS 10

5.1 Faturamento dos Últimos 12 Meses 10
5.2 Projeção de Faturamento para os Próximos 12 Meses 11
5.3 Custos Fixos dos Últimos 3 Meses 12
5.4 Custos Variáveis em Relação às Vendas dos Últimos 3 Meses 13

6. PROPOSIÇÕES 15

6.1 Fluxo de Caixa Projetado para os Próximos 12 Meses 15
6.2 Fluxo de Caixa Realizado com Base Mensal 17
6.3Fluxo de Caixa Realizado com Base Diária 19

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 21




































INTRODUÇÃO



Neste trabalho, o tema abordado é o fluxo de caixa. Por definição é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa em determinadoperíodo. Em relação ao gerenciamento da empresa é indispensável o processo de tomada de decisões financeiras.

Para aplicar esta ferramenta de gestão financeira, foi escolhida uma empresa de alimentos e bebidas em geral, que se chama Restaurante Rosinha. A empresa criada em 1997, situada nas margens da BR 386, no KM 373 na cidade de Paverama. É uma empresa familiar de pequeno porte, com30 funcionários.

A empresa abordada não trabalha com fluxo de caixa, opera apenas com BP e DRE. Dessa forma, estão apenas trabalhando com dados passados, não conseguindo planejar um futuro melhor, traçando metas, aumentando as vendas, planejando investimentos ou até mesmo diminuindo seus custos variáveis e fixos. Será proposto um modelo de fluxo de caixa para ser utilizado na empresa.Desse modo, mostrará as melhorias que o fluxo de caixa proporciona para uma empresa, já que os controles feitos hoje são poucos e de forma manual. O responsável pela contabilidade é uma empresa terceira situada em Fazenda Vilanova.








1 Objetivos



A ideia é implantar e demonstrar na empresa a importância do fluxo de caixa, propondo a utilização de um modelo de fluxo de caixapara que assim, haja um controle financeiro onde os proprietários possam ter um acompanhamento da situação da empresa e conseguir fazer projeções da mesma. O objetivo é apresentar o referencial teórico sobre o fluxo de caixa, apresentando seus métodos e características e assim, apresentar as conclusões finais sobre o fluxo de caixa da empresa.





2 Justificativa



Oobjetivo é colocarmos em pratica nossos conhecimentos adquiridos na disciplina de Fundamentos de finanças e orçamentos, colocando a teoria e o exercício em um só trabalho. Nos dias contemporâneos, a administração financeira é baseada em gerar valor e lucro, com isso conseguimos ver a importância de uma boa administração financeira em uma empresa. Resumidamente é essencial para o bom desempenho dequalquer empresa.





























REFERENCIAL TEÓRICO



O Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que possibilita o controle de todas as movimentações financeiras de uma empresa, assim como entradas e saídas em um determinado período. Tendo uma boa gestão dos recursos financeiros é possível reduzir a necessidade de capital de giro, promovendomaiores lucros, pois reduz as despesas financeiras. Esta é a finalidade do fluxo de caixa.

Segundo o escritor Gitman (1997): “O planejamento de caixa é a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá caixa suficiente para sustentar as operações, ou quanto se necessitará de financiamentos bancários. Empresas que continuamente possuem a falta de caixa e que necessitem de...
tracking img