Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRA

FINANÇAS EMPRESARIAIS

PRIMAVERA DO LESTE, MT
2012
LUIZ FLÁVIO SILVA PEREIRA

FINANÇAS EMPRESARIAIS
Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:
Administração Orçamentária - Thiago Nunes Bazoli
Administração Financeira - Fábio Proença
MatemáticaFinanceira II - Helenara Regina Sampaio
Direito Tributário - Janaína Vargas Testa
Teoria Econômica - Regina Lúcia Sanches Malassise

PRIMAVERA DO LESTE, MT
2012
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda os temas estudados durante o semestre, e busca fixar a teoria interligada à prática através da produção textual que se segue.
O objetivo geral é utilizar dos conteúdos trabalhados duranteas aulas e o conteúdo estudado no dia a dia, dando ênfase às Finanças Empresariais em seu amplo contexto, tendo como base seus principais fundamentos e características. Evidenciando a importância do planejamento financeiro para a sobrevivência das empresas.
No decorrer deste serão descritos os conceitos sobre o tema e expostas as opiniões dos autores sobre o assunto. Assim, foi feita umapesquisa na Web em sites relacionados ao assunto, na biblioteca virtual da Unopar e nos livros acadêmicos do curso de Administração.
Numa era econômica onde o amadorismo e o improviso estão desaparecendo é indispensável à presença de um planejamento. No mundo de negócios onde as inovações no processo de gestão empresarial são necessárias, informações são transmitidas a velocidade da luz, oportunidadesde negócios surgem em todo lugar. Ser eficiente, eficaz, objetivo e prático tornaram-se características essenciais de um administrador.
Compreender as finanças empresariais sob a ótica teórica traz à luz condições de se intervir na realidade em que se está e mudar situações de erro em acertos.

2. FINANÇAS EMPRESARIAIS

A Empresa XPZ está analisando a possibilidade de operar em um novosegmento de negócio: “revenda de móveis”. A Empresa está enquadrada pelo fisco no Lucro Real. Antes de tomar a decisão de iniciar ou não neste novo segmento, a empresa deverá fazer, além da análise mercadológica, algumas análises adicionais, tais como: questões micro e macroeconômicas; questões fiscais/tributárias; questões financeiras, que vão de projeção de orçamentos à montagem de DRE, Fluxo decaixa e, é claro, análise de investimentos. Após realizar a pesquisa, a empresa conseguiu verificar a existência de um mercado potencial muito atrativo e, para atuar neste novo mercado, precisará de altos investimentos cujos recursos a empresa não possui. Para tanto, poderá recorrer a empréstimos, leasing e financiamentos. Desta forma, necessitará fazer análise de custo do capital, e para istoirá utilizar de conceitos financeiros e matemática financeira.
A empresa XPZ, necessitará realizar um Planejamento Financeiro que contemple análises financeiras e da estrutura geral da empresa, para só depois de conhecer as possibilidades positivas de negociações, tomar as devidas decisões.
O primeiro passo a ser tomado pela empresa é fazer um Planejamento Financeiro. O Planejamento Financeiroestabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro, é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

“O planejamento financeiroenvolve a realização de projeções de vendas, renda e ativos baseados em estratégias alternativas de produção e de marketing, seguidas pela decisão de como atendes às necessidades financeiras previstas”. Weston (2000, p.342).

Os Planos Financeiros podem ser:
* Longo Prazo: São ações elaboradas para um futuro distante, compreendido geralmente num período de dois a dez anos.
* Curto...
tracking img