Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Pará – UFPa.
Faculdade de Administração
Disciplina: Administração Financeira Empresarial
Professor: José Thadeu Paulo Henriques
Aluna: Maria Catarina Moreira Aleo08001001001
Exercícios do Tópico 4

Caro aluno,

O presente exercício é composto de três partes:

A. Atividades de aprendizagem que você deverá realizar a leitura do capitulo ou do plano de Aulae responder.

B. Aplicações práticas resolvidas, este tópico contém exercícios resolvidos para que você possa entender melhor os conceitos, os termos utilizados e o processo de resolução dosexercícios.

C. Aplicações práticas a resolver, este tópico contém exercícios que deverão ser resolvidos por você. Procure discutir os resultados com os seus colegas.

A) ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM3-1 descreva o fluxo geral de caixa da empresa em termos de fluxos operacionais, fluxos de investimento e fluxos de financiamento.
Os fluxos Operacionais são explicadas pelas receitas e gastosdecorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.
os fluxos de Investimento são os gastosefetuados no Realizável a Longo Prazo ou no Ativo Permanente, bem como as entradas por venda de ativos imobilizados.
Os fluxos de Financiamento são os recursos obtidos do Exigível a Longo Prazo e doPatrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financia-mentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos,distribuição de lucros.

3-2 Por que a depreciação, juntamente com a amortização e a depleção, é considerada uma despesa não desembolsada? De que modo os contadores estimam o fluxo de caixa geradopelas operações?
Ao diminuir o lucro tributável, a depreciação e outros encargos não desembolsaveis protegem a empresa dos impostos incidentes sobre o lucro.

3-3 De ponto de vista estritamente...
tracking img