Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) vem sendo adotada em diversos países há muitos anos. No Brasil ela ainda é opcional; no entanto, encontra-se em tramitação no Congresso um Projeto de Lei que propõe a substituição da obrigatoriedade da divulgação da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) pela DFC. Esta substituição vem despertando debates calorosos entre osprofissionais da área, a maioria contrária a esta mudança.
O objetivo deste trabalho é contribuir para esta discussão, analisando o poder informativo desta demonstração e a sua utilidade no processo de Tomada de Decisão.
Palavras-chave: Fluxo de Caixa, Demonstrações Financeiras e Informações Contábeis
ABSTRACT

Cash Flow Statement (CFS) has been adopted in many countries for several years. InBrazil its use is still optional; however, Congressmen are proposing a law which will substitute the CFC for the current Statement of Origin and Resource Application (DOAR). This replacement has been drawing heated debate among specialists, most of them against this measure.
This paper´s goal is to further contribute to this discussion, analyzing the informative power of this statement and itsusefulness as a tool in decision making.
Keywords: Cash Flow, Financial Statements and Accounting Information



INTRODUÇÃO

Encontra-se em tramitação no Congresso desde 2000 o Projeto de Lei nº 3.741 que trata da reformulação da Lei das Sociedades por Ações (Lei nº 6.404/76). Este projeto foi criado atendendo ao anseio dos diversos usuários e estudiosos da área que alegavam não ser coerente amanutenção de uma Lei dentro de uma realidade econômica tão diferente da data da criação da Lei anterior. As mudanças propostas na elaoração e divulgação das demonstração contábeis têm como principais objetivos: atender à necessidade de maior transparência e qualidade das informações contábeis e buscar uma harmonização com as práticas contábeis internacionais.
O Projeto propõe, entre outrasmodificações, a substituição da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) pela Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), a exemplo do que já acontece em outros países. Este assunto vem sendo amplamente questionado e debatido por diversos profissionais da área, que defendem a manutenção da primeira ou pelo menos a convivência entre as duas, alegendo serem estas complementares e nãomutuamente excludentes.
Este trabalho tem como objetivo analisar a utilidade da informação obtida pela Demonstração do Fluxo de Caixa para tomada de decisão. Tenciona-se desta forma justificar ou não a adoção deste relatório pelas empresas. Para isso será apresentada inicialmente uma visão geral do que é este relatório, qual o seu objetivo, os atuais modelos existentes de apresentação destademonstração, o que cada um revela, e porque já são adotados em outros países.
Uma vez introduzida a DFC, a segunda parte do trabalho discutirá o porque da substituição da DOAR pela DFC, apresentando as vantagens e desvantagens de cada uma. Logo depois, o artigo lançará para discussão alguns pontos polêmicos entre as instruções dos principais órgãos internacionais para sua divulgação, adicionando sugestões deonde poderiam ser feitas as mudanças. Finalmente serão demonstradas algumas formas de analisar as informações contidas nesta Demonstração.
Este artigo irá se limitar a discutir questões teóricas a respeito da implantação e adoção da Demonstração dos Fluxos de Caixa no Brasil, não se preocupando em demonstrar didaticamente sua apresentação e forma de calcular. Para isso sugerimos a quem possainteressar uma consulta às obras do FIPECAFI e de Stickney & Weil, descritas na Bibliografia. Além dessas, é possível encontrar uma vasta literatura sobre o tema em diversos livros e artigos publicados.


APRESENTAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

De um modo geral, a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) tem a finalidade de apresentar informações sobre os fluxos das transações e...
tracking img