Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROFº BARROS ARAÚJO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

FRANCISCO HÉLIO DE CASTRO ROCHA

O ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO DAS MPE´s DE PICOS-PI

PICOS - PI 2009

FRANCISCO HÉLIO DE CASTRO ROCHA

.

O ESTUDO DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO E CONTROLEFINANCEIRO DAS MPE´s DE PICOS-PI

Monografia apresentada à Universidade Estadual do Piauí como pré-requisito para obtenção de grau Bacharel em Administração.

Orientador: Prof. Espec. Enevaldo Nunes Ibiapino

PICOS - PI 2009

FOLHA DE APROVAÇÃO

Esta monografia foi submetida à Coordenação do Curso de Administração, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Bacharelem Administração outorgado pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI e encontra-se à disposição dos interessados na Biblioteca da referida Universidade. A citação de qualquer trecho desta monografia é permitida, desde que feita de acordo com as normas de ética científica.

BANCA EXAMINADORA

Profº. Esp. Enevaldo Nunes Ibiapino Profº. Orientador Prof. M.Sc. Maria Valdiva Barbosa Moura Membroda Banca Examinadora (Presidente) Profª. Esp. Nívia Maria Barros Vieira Santos Membro da Banca Examinadora

NOTA: 9,5

Monografia aprovada em: 16/12/2009

Dedico aos meus pais, Tico Rocha e Hondina Castro, à minha esposa Roseane, aos meus Filhos Thábata e Hélio júnior, aos meus irmãos Carole, Raquel e Phelipe, parentes, principalmente ao meu tio Betinho, amigos e colegas de universidade, emespecial a Karol Sá e Iratan Barbosa, às professoras Maria Valdiva e Nívia Maria, e o professor Enevaldo Nunes, e ao meu super amigo Tiago Bonfim, pela força, paciência e dedicação. Muito obrigado por tudo. Jamais os esquecereis.

AGRADECIMENTOS

A conclusão deste trabalho é um momento de realização de um sonho conquistado com suor e trabalho, um sonho que agora é realidade, e como tal nãopoderia deixar de agradecer, agradecer aqueles que sempre acreditaram em min. Deixo meus agradecimentos especiais: A Deus Todo-Poderoso, pela força e encorajamento, sobretudo nos momentos mais difíceis; À minha esposa Roseane, pela compreensão e apoio; À professora Maria Valdiva, pelo incentivo e contribuição no decorrer dessa jornada e, de modo especial à meu professor orientador Esp. EnevaldoNunes Ibiapino e em caráter especialíssimo ao meu amigo, colega e eterno professor Tiago Bonfim, pela ajuda e confiança durante a elaboração deste trabalho; A todos os meus familiares, em especial aos meus pais, Tico Rocha e Dona Hondina Castro por acreditarem em mim mesmo nos momentos difíceis, me dando força quando quis desistir e que me ensinaram como lutar na vida e ser campeão; Aos micros epequenos empresários da cidade de Picos – PI, pela boa recepção e compreensão, durante a realização da pesquisa de campo; Aos colegas de classe; e A todos aqueles que contribuíram direta ou indiretamente para a realização deste trabalho.

“Quando trabalhamos só com mira nos bens materiais, construímos nós próprios a nossa prisão. Encarceramo-nos, sozinhos com as nossas moedas de cinza, que nãocompram nada que valha a pena viver.” (Saint-Exupéry, Terra dos Homens)

ROCHA. Francisco Hélio de Castro. O estudo do Fluxo de Caixa como Ferramenta para o Planejamento e Controle Financeiro nas MPE´s de Picos. 57 f. Monografia de Graduação, Universidade Estadual do Piauí – UESPI, 2009.

RESUMO No Brasil as MPE´s têm uma participação fundamental para o desenvolvimento econômico. Muitos estudossão feitos a respeito do tempo de vida desse tipo de empresa que, em sua grande maioria chegam a baixar as portas antes mesmo do segundo ano de vida. Uma das principais causas, segunda essas pesquisas se dá pela falta de planejamento e controle financeiro. Com base nesse fato o presente estudo vem enfatizar a importância do Fluxo de Caixa como ferramenta para o planejamento e controle financeiro...
tracking img