Fluxo de caixa para micro empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A contabilidade vem prestando um serviço de fundamental importância para as sociedades e as nações, em diferentes organizações econômicas. Essas ações agem como ferramenta e instrumento de gestão e de controle, para um melhor acompanhando das constantes mudanças da economia mundial. A contabilidade brasileira vem se desenvolvendo e seguindo normas internacionais. Essedesenvolvimento se deu para melhor adequação da economia no processo de globalização. Desenvolvendo assim, mecanismo de superação das dificuldades financeiras.

Com a ajuda da contabilidade, as empresas planejam melhor suas estratégias, utilizando vantagens competitivas para ganhar espaço, se colocando em posições muitas vezes de ataque, planejando assim, suas defesas financeiras, para melhor alcançarobjetivos e gerando valor a sua entidade.

As finanças têm assumido nas empresas da atualidade um papel crucial. Com a necessidade de administrar cada vez melhor seus negócios e diagnosticar seus recursos é que se viu a necessidade de implantar em tempo cada vez menor alternativas para analisar possíveis problemas.

Esses problemas são decorrência de suas próprias ações, pois as empresas buscamlucros e retornos acima da média. Esses ganhos acima da média são superiores aos que os investidores esperariam obter e com isso colocam sua empresa em constante risco.

A administração dessa empresa que vive se arriscando, busca encontrar meios para alcançar metas de curto, médio e longo prazo, em um ambiente competitivo e volátil, e administrar negócios requer competência, com isso se destacam osconhecimentos técnicos e gerenciais feitos pela alta direção da empresa em diversos níveis.

O fluxo de caixa veio para ajudar a por fim em uma busca excessiva por um sistema que lhe permite enxergar a realidade financeira da empresa. E como pano de fundo dessas decisões está a quantidade de informação primária. Boas informações são fundamentais para todas as áreas funcionais, e notadamentepara a administração financeira o fluxo de caixa é quem da essa informação relevante.

Mas só se consegue certas informações com um planejamento financeiro, e por se um processo gerencial, que diz respeito às formulações dos objetivos para a seleção de programas de ação para a execução de metas das empresas, esse planejamento leva em conta condições internas e externas da empresa.

Saberutilizar os instrumentos de planejamento de forma coerente é uma das dificuldades das empresas, pois elas têm que adaptar às necessidades a sua realidade. E o que determina grande parte do sucesso é a capacidade de adequar-se às mudanças do ambiente, antecipando assim, aos concorrentes, pois conseguir perpetuar no mercado atualmente possui algo mais que boa sorte para as empresas.

Em virtude de todarealidade da empresa é que os administradores, que são responsáveis pelo planejamento financeiro devem ter constante preocupação de conseguir as melhores formas de alcançar seus objetivos. Sendo assim apresenta-se como tema para esse projeto: Contribuição do fluxo do caixa como ferramenta de gestão das microempresas e empresas de pequeno porte.

Quando as microempresas (ME) e empresas de pequenoporte (EPP) buscam um fluxo de caixa, elas querem na verdade procurar entender realmente o processo de formação da liquidez de sua empresa. Pois uma empresa que não sabe na realidade o que está acontecendo em seu caixa, corre um serio risco de quebrá-lo, e esse tipo de risco é que elas querem evitar com a utilização do fluxo.

O problema a ser analisado é: De que forma a utilização do fluxo decaixa poderá contribuir para a gestão das microempresas e empresas de pequeno porte?

Todo empresário sonha em ver sua empresa prosperar. Mas ele no começo não faz idéia que uma má analise ou um não acompanhamento dos recursos pode levá-lo a beira da falência.

Com essa análise minuciosa ela poderá identificar que atividades estão liberando ou retirando recursos do fluxo de caixa, com isso...
tracking img