Fluxo de caixa financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LUIS EDUARDO DE ABREU

FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO

FALS - FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA

ADM - 5

INTRODUÇAO

O mundo atualmente globalizado exige das empresas maior agilidade e as colocam diante de desafios criados pela necessidade de crescimento e aumento da demanda como clientes mais exigentes, tecnologia, concorrentes, entre outros fatores, gerando problemas na gestão deentradas e saídas de numerários das empresas, o que exigem mecanismos que propiciem respostas cada vez mais rápidas e corretas.
Os sistemas de informações são peças fundamentais para propiciar uma compreensão mais ampla do próprio negocio e do novo ambiente em que se inserem as organizações e, para tal, devem ser dotados de características ideais.
O fluxo de caixa é um instrumento de fundamentalimportância para as empresas traduzirem em valores e datas os diversos dados gerados pelos demais sistemas, mostrando dinamicamente a situação financeira da empresa, podendo ser futura ou presente, constituindo-se numa indispensável sinalização dos rumos financeiros dos negócios, possibilitando aos administradores gerir seus recursos antecipadamente.

FLUXO DE CAIXA FINANCEIRO

O Fluxo de Caixa éum instrumento de gestão com o objetivo de auxiliar o empresário a orientar-se no que diz respeito à quantidade de dinheiro que entra e sai da empresa, em um período de tempo determinado (diário, semanal, mensal etc), cuja finalidade é manter um nível de liquidez que permita saldar os compromissos assumidos nos prazos estipulados, possibilitando que o empresário tenha uma visão antecipada do saldode caixa, sem a necessidade de recorrer a capital de terceiros.
A sua grande utilidade, é possibilitar a identificação das sobras e faltas no caixa, permitindo à empresa planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho.
Segundo Assef (2003 p.1), o fluxo de caixa é responsável pelo dimensionamento das necessidades futuras de recursos, pela capacidade de pagamento dos compromissosassumidos bem como pela disponibilidade para investimentos.
Uma projeção de fluxo de caixa demonstra todos os pagamentos e recebimentos esperados em um determinado período de tempo. O controlador de fluxo de caixa necessita de uma visão geral sobre todas as funções da empresa, como: pagamentos, recebimentos, compras de matéria-prima, compras de materiais secundários, salários e outros, por que énecessário prever o que se poderá gastar no futuro dependendo do que se consome hoje.
O fluxo de caixa é uma ótima ferramenta para auxiliar o administrador de determinada empresa nas tomadas de decisões. É através deste "mapa" que os custos fixos e variáveis ficam evidentes, permitindo-se desta forma um controle efetivo sobre determinadas questões empresariais.
De uma forma ou de outra, umcontrole de fluxo de caixa bem feito é a ferramenta necessária para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos.
A manutenção do controle do fluxo de caixa na empresa, apresenta as seguintes vantagens:

• Planejar e controlar as entradas e saídas de caixa num período de tempo determinado.

• Avaliarse as vendas presentes serão suficientes para cobrir os desembolsos futuros já identificados.

• Auxiliar o empresário a tomar decisões antecipadas sobre a falta ou sobra de dinheiro na empresa.

• Verificar se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira no período avaliado.

• Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços.

• Verificar se os recursos financeiros próprios são suficientes para tocar o negócio em determinado período ou se há necessidade de recursos com terceiros.

• Avaliar se o recebimento das vendas é suficiente para cobrir os gastos assumidos e previstos no período.

• Verificar a necessidade de realizar promoções e liquidações, reduzir ou aumentar preços objetivando o ingresso de recursos na empresa....
tracking img