Fluxo de caixa em pequenas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


A Demonstração do Fluxo de caixa, hoje já é exigida como demonstrativo obrigatório a ser apresentado pelas companhias de capital aberto no final de cada exercício financeiro por meio da lei 11638/07. Porém, isto ocorreu, e já ficou comprovado, que essa demonstração é muito útil para vários fins e, que é importante para o dia-a-dia de qualquer empresa.
Sá e Sá(1.983, P.49) “define caixa, como: “o título da conta que serve para registrar o movimento de dinheiro na escrita”
Segundo Matarazzo (2003, P. 362) “Fluxo significa movimento. Assim, Fluxo de Caixa pode ser definido como movimento de caixa”
É com o conceito de movimento de caixa que o gestor de uma empresa pode por meio da Demonstração dos Fluxos de Caixa fazer um ótimo planejamento dosrecursos financeiros da empresa.
A demonstração dos Fluxos de caixa (DFC) indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como a aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período e ainda o resultado do fluxo financeiro (Marion 2008, P.426)
A DFC divide-se em três grupos: fluxo relativo às atividades operacionais, relativos às atividades definanciamento e relativos às atividades de investimento. Assim, para Salotti e Yamamoto (2004, p.7), a DFC torna-se “uma valiosa ferramenta para analisar os efeitos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento no fluxo de caixa de um determinado período”.
Mesmo com a suma importância da DFC, muitos micros e pequenos empresários não possuem ou desconhecem a existência e utilidadede uma boa gestão de caixa no controle de suas finanças, e é sobre esse assunto que o presente trabalho foi desenvolvido.
O objetivo deste trabalho de pesquisa é o de verificar se a Demonstração dos Fluxos de Caixa realmente é uma ferramenta útil para tomada de decisões em pequenas empresas.
Para alcançar o objetivo geral torna-se necessário alcançar os seguintes objetivosespecíficos: Conceituar a Demonstração do Fluxo de caixa e suas formas de apresentação; Coletar informações de uma empresa que ainda não utiliza demonstração dos Fluxos de Caixa em sua gestão, desenvolver e aplicar essa ferramenta, a fim de identificar sua utilidade no processo de tomada de decisões.
De acordo com GIL, 2002 metodologia é onde, “descrevem-se os procedimentos a serem seguidos narealização da pesquisa. Sua organização varia de acordo com as peculiaridades de cada pesquisa. Requer-se, no entanto, a apresentação de informações acerca de alguns aspectos”
Para se chegar a uma conclusão sobre o tema abordado são aplicados métodos que estarão dentro da própria pesquisa, conforme segue:
O interesse da pesquisa de campo está voltado para o estudo de indivíduos, grupos,comunidades, instituições, entre outros campos.
Nesse estudo foi realizada uma pesquisa de campo com a coleta de dados financeiros da empresa participante da pesquisa.
O método da pesquisa é a qualitativa e do tipo exploratória e descritiva, pois, de acordo com GIL (2002), visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Porisso, é apropriada para os primeiros estágios da investigação quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, pouco ou inexistente.
No estudo em questão foram utilizadas as informações fornecidas pela empresa participante e com a mesma foi desenvolvida a solução do problema.
A pesquisa foi realizada por meio de levantamentobibliográfico, com base em livros, normas, sites, artigos, e utilizando de métodos e procedimentos científicos.
Com os dados obtidos dessa pesquisa foi realizada a implementação da demonstração dos fluxos de caixa na empresa participante, para realizar uma análise da demonstração, verificando se mesma é útil ou não.
Para a realização deste trabalho foi definida a seguinte...
tracking img