Fluxo continuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluxo Contínuo nos Processos de Manufatura

Resumo.
O presente trabalho descreve um estudo teórico e um estudo de caso junto a uma empresa de autopeças situada no interior de São Paulo. Tal estudo teve como objetivo mapear o fluxo de valor da empresa visando identificar e eliminar os desperdícios que resultam em custos de produção elevado e baixa produtividade, posteriormente criar umfluxo contínuo na célula de manufatura de forma que reduza os estoques em processo ( Wip ) . O trabalho também relata algumas práticas do sistema Lean Manufacturing, que vem sido adotado por empresas como um novo modelo de gerenciamento e um diferencial competitivo.
Introdução.
O Objetivo deste trabalho é a apresentação de um dos principais conceitos da produção enxuta: A criação de um fluxode materiais verdadeiro e eficiente no processo de manufatura, indicando os benefícios de um fluxo contínuo em relação ao sistema de produção tradicional e os passos para sua utilização.
Com base nesse objetivo, pretende-se analisar e responder a seguinte problemática, ”qual o beneficio à implantação de um fluxo contínuo no processo de manufatura”.
Além da parte conceitual, estetrabalho apresenta um estudo de caso da implementação de um fluxo contínuo numa célula de manufatura por uma empresa automotiva que está implantando o Sistema de Produção Puxada.
Obter fluxo contínuo nos processos puxadores é um dos principais objetivos da produção enxuta, pois através dele é possível obter importante redução das principais perdas nos processos produtivos, atenderem melhoras necessidades dos clientes, suavizar a demanda para todos os processos produtivos e reduzir estoques de produtos.
O presente projeto teve início com a necessidade de um aprofundamento teórico por parte de um grupo de alunos da gestão da produção industrial interessados em compreender a aplicação e implementação do Fluxo contínuo no processo de manufatura .Além disso, uma empresaautomotiva demonstrou interesse em compartilhar sua experiência na implementação do fluxo contínuo ,buscando melhorar a eficiência da sua linha de produção, através da visualização e eliminação de desperdícios. Então. é de se esperar que as componentes teórica, didática e prática sejam equilibradas e satisfatoriamente preenchidas ao longo deste artigo,fazendo do mesmo um trabalho interessante paraalunos, professores,pesquisadores e profissionais.
1- Princípios Fundamentais do Sistema Toyota de Produção.
Eliminar desperdício e grande aumento de produtividade. Esses foram os principais motivos que levaram o Sistema Toyota de Produção a ser copiado pelas fábricas concorrentes.
Como conseqüência dos bons resultados apresentados, o sistema de produção enxuta tem-se propagadorapidamente para além das fronteiras das indústrias automobilísticas.
Entretanto poucas são as empresas que conseguem implementar o sistema de forma correta, seja por desconhecer os seus princípios ou por não saber aplicá-los corretamente.
Na ocidentalização dos conceitos do Sistema Toyota de Produção, Womack e Jones (1998) descrevem os cinco princípios da mentalidade Enxuta: valor, cadeiade valor, fluxo, produção puxada e perfeição.
O ponto de partida para a Mentalidade Enxuta consiste em definir o que é Valor. Diferente do que muitos pensam, não é a empresa e sim o cliente que define o que é valor. Para ele, a necessidade gera o valor e cabe às empresas determinarem qual é essa necessidade, procurar satisfazê-la e cobrar por isso um preço específico para manter a empresano negócio e aumentar os lucros via melhoria contínua dos processos, reduzindo os custos e melhorando a qualidade.
O próximo passo consiste em identificar o Fluxo de Valor. Significa dissecar a cadeia produtiva e separar os processos em três tipos: aqueles que efetivamente geram valor, aqueles que não geram valor, mas são importantes para a manutenção dos processos e da qualidade e, por...
tracking img