Flutter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
s CARDÍAC
Parte
-O e Flutter Atrial

Nódulo SlnUlal

Átrio Elquerdo

Ritmo Sinusal

Rimo Esquerdo Ventrlcuto esquerdo Flbral de Purldnje

RamoDireito

.

Figura 1: O Sistema de Condução Cardíaco e o Ritmo Sinusal. Observe a onda P positiva em 02, precedendo cada ORS. A distância entre os complexos ORS (intervalo RR) é de pouco mais de 2cm, o que dá uma freqüência cardíacainferiora 75bpm, mas acima de 60bpm (explicação no texto).

A atividadeelétrica de um ritmo cardíaco normal (ritmo sinusal) 'surge' no Nódulo Sinusal (NSA), um condensado de células especializadaslocalizado próximo ao óstio da cava superior. Estas células possuem aimportante propriedade do 'automatismo' , ou seja, a capacidade de se despolarizar espontaneamente com uma determinada 'freqüência dedisparos'. o estímuloelétrico proveniente do Nódulo Sinusal agora se propaga para o miocárdio atrial ao mesmo tempo que, através de feixes internodais, alcança o Nódulo Átrio- Ventricular (AV), próximo ao anel tricúspide, na parte baixa do septo inter-atrial.
A ativação elétrica do miocárdio atrial inscreve-se no eletrocardiagrama como onda P (fig.!). Quando o ritmo é sinusal, a onda P tem que serpositiva em Di e D2, já que o vetor da ativação atrial tem direção para baixo e para esquerda.

traçado de ECG), o que corresponde ao intervalo PR no ECG. Após cruzar o Nódulo AV,propaga-se para o feixe de His e o sistema de fibras de Purkinje, que, por sua vez, percorrem todo o endocárdio ventricular. A ativação elétrica do miocárdio ventricular inscreve-se no ECG como o complexo ORS. Por seremaltamente especializadas, a condução pelas fibras de Purkinje é muito rápida, determinando um QRS 'estreito' (de inscrição rápida). Neste momento, todo o miocárdio ventricular está despolarizado, refratário anovos estímulos. O período refratário termina quando os miócitos se repolarizam, evento marcado pela onda T. O intervalo desde o início do QRS até o final da onda T, (intervalo OT), corresponde aoperíodo refratário efetivo (PRE) dos miócitos ventriculares. A freqüência cardíaca (FC) pode ser determinada no ECG, medindo-se a distância entre os complexos QRS. Dividimos I.S00 por esta distância, em milímetros; ou usamos uma 'regra prática' , considerando a distância em centímetros:
O,Scm(pC= 300bpm), lcm(FC= IS0bpm), 1,Scm (FC= l00bpm) 2cm (FC= 7Sbpm), 2,Scm (pC= 60bpm), 3cm (FC= SObpm)Uma vez chegando ao Nódulo AV,o estímulo elétrico sofre um 'atraso' fisiológico, de aproximadamente 120-200ms (3-Smmno

11

12
MEDCURSO

-

"Do

INTERNATO À RESIDÊNCIA"

FIBRILAçAoAmIA['--'
IA Arritmia do Clínico'

1- DefiniçãoEletrocardiográfica

-

Fibrilação Atrial (ECG 1 e ECG 2) - critérios: (1) Freqüênêia catdíacageralmente entre (2) Irregularidadedo intervalo R-R; (3)Ausênciade ondaP ou qualqueratividadeelétricaatrialregular, (3) QRS estreito (idênti()(} ORS do ritmo sinusal), anão ao em caso dehloql1~io der:

uma extrassístole atrial pode se fragmentar, fazendo surgir múltiplos pequenos circuitos de reentrada (movimentos circulares). Estes circuitos aparecem e desaparecem em momentos diferentes e em diversas partes do miocárdio atrial, que por isso perde asua contração rítmica. Visualmente o átrio apresenta movimentos fibrilatórios anárquicos, cerca de 400-600 por minuto (freqüência das ondas f). Mesmo quando a FA começa em um dos átrios, acaba passando para o outro através de fibras inter-atriais acompanhando o seio coronariano venoso.
A reentrada é o mecanismo mais importante das taquiarritmias. Para

que se forme um circuitode reentrada nomiocárdio,existem três prérequisitos: (1) áreas adjacentes com períodos refratários diferentes, (2) áreas de condução lentificada, (3) um 'gatilho' (extrassístole). Uma explicação rápida deste fenômeno é dada na fig.2; uma análise mais detalhada é descrita no Apêndice 1.

2- Mecanismo Eletrofisiológico
Quando os miócitos atriais estão 'doentes', importantes alterações de suas propriedades...
tracking img