Fluidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias
Cursos de Engenharias e Física -Fluídos-------------------------------------------------
FÍSICA II – 1/2012 AVALIAÇÃO PARCIAL Prof. Nelson Toniazzo
NOME:________________________________________RG:________

1-Um cilindro tem 5 cm² como área da base e 20 cm dealtura, sendo sua massa igual a 540 g. Esse cilindro é oco, tendo a parte oca central a forma de um paralelepípedo de volume de 64cm³. Determine:
a)     a densidade do cilindro;
b)     a massaespecífica da substância de que é feito.

2-Uma esfera oca, de raio interno igual a 8 cm e raio externo de 9 cm, flutua submersa pela metade em um líquido cuja massa específica é de 860 kg/m3. Determine amassa da esfera e massa específica do material de que é feita essa esfera.

3-Uma prancha de isopor está colada a um bloco menor e mais pesado de alumínio. O conjunto é colocado em um aquário eflutua de tal modo que metade da prancha de isopor fica submersa. Note que há uma linha azul marcando a metade da prancha, para facilitar a observação.

O conjunto é removido, virado de cabeça parabaixo (de "ponta cabeça",) e recolocado na água. Quando isso é feito, qual das situações representadas abaixo será a correta? Justifique sua resposta.( para quem quiser é possível fazer isso nolaboratório)

4-Submerso em um lago, um mergulhador constata que a pressão absoluta no medidor que se encontra no seu pulso corresponde a 1,6 x 105 N/m2. Um barômetro indica ser a pressão atmosférica local 1x 105 N/m2. Considere a massa específica da água sendo 103 kg/m3 e a aceleração da gravidade, 10 m/s2. Determine a que profundidade, em relação à superfície, o mergulhador se encontra.

5-Asparedes externas de um submarino podem suportar uma diferença de pressão máxima de 10 atm. Considerando que uma atm equivale a 105 N/m2, que a massa específica da água do mar é 103 kg/m3 e que o...
tracking img