Fluidos mecanicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS HIDRÁULICOS

Fluidos
- Água

- Emulsões (resistentes ao fogo)
- Óleos integrais (mineral / sintético)

Petróleo
-Origem (65 milhões de anos)

- Extração (história)
- Extração (terrestre / marítima) - Refino (parafínicos, naftênicos, mistos)

Lubrificantes
- Óleos (mineral / sintético)

- Aditivos
- Lubrificantes

Lubrificantes

- Lubrificantes (fluidos,semi-fluidos, sólidos)
- Graxas

Lubrificantes
Características
- Viscosidade - Melhorador do índice de viscosidade (anticongelante) - Resistência ao desgaste/atrito (lubricidade) - Resistência à oxidação (óleo)/corrosão (ferro) - Resistência formação de gorduras e lacas (vernizes) - Resistência à formação de espuma - Capacidade de separação da água (demulsibilidade) - Proteger elementos do sistema(gaxetas/mangueiras)

Lubrificantes
Armazenagem e Manuseio
- Recipiente limpo / identificado - Recipiente Fechado - Local limpo, fechado, coberto - NÃO misturar lubrificantes - Utilizar somente lubrificantes recomendados - Verificar: sistema / nível - Troca: drenagem / sistemas limpos

Lubrificantes
Densidade:
Supondo-se o fluido homogênio, a densidade d = massa/volume (Kg/m3) Acompressão que sofre os fluidos hidráulicos, pode ser considerada desprezível, portanto, a densidade não varia consideravelmente com a compressão.

Lubrificantes
Viscosidade:
É uma característica que os fluidos possuem, em função do atrito entre as suas moléculas. Portanto, representa uma medida da resistência do fluido ao seu movimento. Em todos os líquidos, a viscosidade diminui com o aumento datemperatura.

Lubrificantes
Índice de Viscosidade (I.V.):
Existem várias tabelas de classificação dos óleos, em função da sua viscosidade. A mais comum é a americana SAE, em que se obtém uma viscosidade, comparando-a com um óleo padrão. Como a viscosidade é função da temperatura, nos lubrificantes automotivos indicamos a viscosidade, por exemplo: 15 W 40, onde 40 é a viscosidade de partida e 15 éa viscosidade normal em funcionamento.

Lubrificantes
Lubricidade:

Todas as máquinas possuem partes móveis e apresentam
atrito entre elas, porém entre elas existem uma folga controlada, onde se deposita uma película de lubrificante, que impede (ou diminui) o atrito entre as peças, aumentando bastante a vida útil e o rendimento das máquinas.

Lubrificantes
Resistência à oxidação:
Oslubrificantes são compostos orgânicos derivados do Petróleo, com aditivos químicos. Os compostos orgânicos são formados por moléculas de carbono e hidrogênio. Essas moléculas reacionam facilmente com o oxigênio do ar atmosférico, degradando consideravelmente o lubrificante. Sabemos que a oxidação aumenta com a temperatura, porém ela não é significativa para temperaturas inferiores O aos 50 C. Lubrificação
- Camada Limite

- Plena
- Mista

Lubrificação
Para minimizar o atrito, utilizamos a lubrificação. Isso significa que, quando os elementos da máquina estão parados, falamos em atrito de repouso e quando estes elementos estão começando a se movimentar, necessitamos da separação deles para evitar o atrito (aquecimento e desgaste). Podemos também definir a lubrificação como, aseparação de dois elementos mecânicos em movimento relativo. Isso vale também para uniões sob pressão (parafusos), que mesmo paradas, sofrem micro-movimentos (vibrações), gerando assim, atrito e desgaste. A lubrificação hidro-dinâmica ou também chamada lubrificação total, somente é atingida quando está sendo formado um filme liquido, que separa totalmente os elementos em movimento.

LubrificaçãoImagine um lago com 20 cm de profundidade e um esquiador aquático. Enquanto ele está parado, ele encosta os esquis no fundo do lago (atrito de repouso). Quando puxamos o esquiador e ele ganha velocidade, aos poucos, ele começa flutuar na água e não tem mais atrito com o fundo do lago. A partir deste momento, forma-se a lubrificação hidro-dinâmica. Quando a velocidade do esquiador ainda não é...
tracking img