Fluidos hidraulicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUIDOS HIDRÁULICOS

As principais finalidades de um fluido hidráulico são:
• Transmitir com eficiência a potência que lhe é fornecida;
• Resfriar os componentes dos sistemas;
• Lubrificar satisfatoriamente os componentes internos.
• Vedar folgas entre peças em movimento.

CARACTERÍSTICAS DOS FLUIDOS HIDRÁULICOS

Neste tópico serão abordadas as principais propriedades necessárias paraque um fluido hidráulico desempenhe suas funções satisfatoriamente, enfatizando-as nos óleos minerais derivados de petróleo, principais fluidos utilizados em aplicações de hidráulica industrial: Viscosidade
É a medida da resistência que ele oferece ao escoamento numa determinada temperatura. No óleo mineral ela varia inversamente com a temperatura, ou seja, a medida que a temperatura aumenta aviscosidade diminui. Por esse motivo um dos fatores que interfere na seleção do fluido é a faixa de temperatura de trabalho do sistema hidráulico.
O fluido hidráulico deve ter a menor viscosidade possível, a fim de reduzir ao máximo a perda de pressão na tubulação e penetrar nas folgas dos componentes para lubrificá-los, entretanto não deve ser tão baixa que cause vazamentos entre zonas de alta ebaixa pressão.
A escolha da viscosidade é feita em função do tipo de bomba e da temperatura de operação do sistema. Viscosidade baixa reduz as perdas de energia e penetra nas folgas para lubrificação dos componentes, porém pode causar vazamentos. Viscosidade alta dificuldade de sucção na bomba e perda de energia.
Existem várias escalas de viscosidade e diversos tipos de viscosímetros, padronizadosconforme cada escala. Os óleos industriais possuem a viscosidade expressa conforme norma ISSO (International Stantards Organization). Esta norma adota para referência de viscosidade a
viscosidade cinemática.

CLASSIFICAÇÃO DOS ÓLEOS

Classificação ISO (International Standards Organization)
- Viscosidade medida em centistokes (cSt) a 40ºC
- de 2 a 1500 cSt (tol 10%)
- VG (Viscosity Grade)é o valor numérico em cSt.
- UTILIZADA PARA ÓLEOS INDUSTRIAIS
Classificação SAE (Society of Automotive Engineers)
- SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60.
- Viscosidade medida em cSt a 100ºC
- UTILIZADA PARA ÓLEOS DE MOTORES
CEFET/RS – ELETROMECÂNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL HIDRÁULICA – Prof. TAYLOR SOARES ROSA 19/3/2009

No ensaio mede-se o tempo que um certo volume de óleoflua através de um tubo capilar, por gravidade em uma temperatura padrão. A viscosidade cinemática é expressa em stoke ou centistoke (cst).
-Índice de viscosidade: O índice de viscosidade é um valor numérico entre 0 e 100 que indica a variação da viscosidade em relação a temperatura. Este índice depende do tipo de óleo, de como ele é obtido, e da aditivação que ele possui.
Fluidos com IV alto,possuem pequena variação de viscosidade com o aumento da temperatura. Osfluidos hidráulicos devem possuir IV em torno de 95.
-Demulsibilidade: É a capacidade que um fluido tem de separar-se da água. Os fluidos hidráulicos que não forem a base de água devem ter boa demulsibilidade para que a água livre do sistema possa ser drenada. A contaminação por água ocorre através da condensação, vazamentosem trocadores de calor e pelo ar umedecido que penetra através do respiro.
- Pontos de fluidez e combustão: A menor temperatura na qual um fluido escoa é denominada ponto de fluidez. Se o fluido opera a baixas temperaturas esse ponto deve ser levado em consideração para operação satisfatória do sistema. Já os fluidos sintéticos podem trabalhar até -
50oC, fluidos de silicone são os únicos quetrabalham abaixo dessa temperatura.
A temperatura na qual a superfície do óleo queima espontaneamente é denominada ponto de combustão.
- Estabilidade a oxidação: A oxidação, ou seja, a reação dos componentes do óleo com o oxigênio, é a principal causa da deterioração química de um óleo mineral ou sintético. Ela é mais lenta no início do que no fim da vida útil do fluido, sendo acelerada pelo...
tracking img