Fluidos de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
JOINVILLE NORTE 1

TECNOLOGIA EM FABRICAÇÃO MECÂNICA

FERRAMENTAS DE CORTE
FLUIDOS DE CORTE

MARCELO MORES

Professor Claudinei Haag

Ferramentas de Corte

Joinville – SC
2012
MARCELO MORES

FERRAMENTAS DE CORTE
FLUIDOS DE CORTE

Trabalho escolar apresentado ao curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica do Serviço Nacional deAprendizagem Industrial – Joinville Norte 1 – como requisito parcial para a aprovação da unidade curricular de Ferramentas de Corte.

Professor: Claudinei Haag

Joinville – SC
2012

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordado o sistema responsável por cortar custos em varias empresas de usinagem, o fluido de corte uma composição solúvel ou não em água capaz de lubrificar e refrigerar o contatoentre a peça e a ferramenta no processo da usinagem os processos podem variar, o fluido é eficaz tanto na furação de uma peça quanto na sua usinagem em si ou até mesmo no processo de retificação aonde seu uso é indispensável, vamos aprender um pouco mais sobre este assunto neste trabalho que abordara desde a sua definição até a sua utilização.

1- O QUE É O FLUIDO DE CORTE
Os fluidos de corteconstituem uma classe ampla de óleos (ou emulsões) lubrificantes bastante utilizadas pelas indústrias metal-mecânicas em operações de corte em metais, principalmente com funções de resfriar e lubrificar o sistema peça-ferramenta. Contextualmente, fluidos de corte tipo “emulsionáveis”, ou seja, óleos minerais tornados solúveis em água pela adição de agentes emulsificantes, são os mais amplamenteutilizados em função dos aspectos de versatilidade de uso e da economia na formulação
A definição básica se resume em um tipo de lubrificante à base de óleo mineral e derivado de petróleo, são largamente utilizados em operações de corte em metais com a finalidade de resfriar e lubrificar a região de contato entre a peça e a ferramenta de corte. Em geral, é formulado a partir de óleos básicos,água, agente emulsificantes e aditivos (antioxidante, anticorrosivo, bactericida, etc) que garantem a eficiência e a qualidade do produto final, tendo também como um outro ponto importante é que a temperatura de corte pode mudar a estrutura do material.

2- O FLUIDO E SUA EVOLUÇÃO
O estudo sobre fluidos de corte começaram a aproximadamente 150 anos e vem evoluindo desde esta data, o principio ébásico reduzir a temperatura de corte e o atrito aumentando a vida útil da ferramenta através de fluido (no inicio água).
Desde o uso primitivo da água usada como fluido de corte, um grande avanço foi verificado no campo das emulsões, surfactantes e química fina, permitindo hoje obter formulações apropriadas e específicas para um dado sistema de trabalho, respeitando-se as características dometal e da operação mecânica a ser realizada. É importante destacar que a composição final de um fluido de corte é diversificada quanto à presença de aditivos químicos (agentes de extrema pressão, preservativos bactericidas, agentes anti-corrosivos, inibidores de mancha, agentes anti-névoa, etc), criteriosamente adicionados para melhorar as características físico-químicas da emulsão produzida oudo sistema sob desgaste.
Entre os primeiros pesquisadores expressivos a estudarem os fluidos de corte no processo de usinagem encontramos W. H. Northcott e F. W. Taylor, os quais, num primeiro momento, utilizaram a água na região de corte. Naturalmente a idéia da água surgiu com o intuito de minorar o indesejável efeito da alta temperatura, mas trouxe consigo desvantagens como a oxidação doconjunto máquina-ferramenta-peça, além da ausência do poder de lubrificação. Todavia, ao serem constatadas estas desvantagens e a necessidade de descobrir novos fluidos de corte, apartir deste momento foi obrigado a descobrir meios de lubrificar e refrigerar o processo de usinagem.
Atualmente o fluido de corte pode ser solúvel ou não em água ou até óleos minerais e graxos, tendo cada tipo de óleo...
tracking img