Fluido supercritico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fluído supercrítico
Os fluídos supercrítico
s são produzidos pelo aquecimento de um gás, acima de sua temperatura crítica ou compressão de líquido acima de sua pressão crítica. A temperatura crítica de uma substância é a temperatura acima da qual a fase líquida não pode existir, independentemente da pressão. A pressão de vapor de uma substância em sua temperatura crítica é sua pressão crítica.A pressões e temperaturas superiores, porém próximas de sua temperatura e pressão críticas (o ponto crítico), uma substância é conhecida como fluído supercrítico.

Sob estas condições, o volume molar é o mesmo, quer a forma original tenha sido líquido ou gás. Os fluídos supercríticos têm densidades, viscosidades e outras propriedades que são intermediárias entre aquelas da substância em seuestado gasoso e em seu estado líquido. O dióxido de carbono é o fluído supercrítico mais usado por suas temperaturas críticas baixas (31 C), por ser inerte, por ser de baixa toxicidade e reatividade e alta pureza a baixos custos. O dióxido de carbono não dissolve compostos polares, portanto, ao analisar estes compostos, pode-se agregar metanol, éteres cíclicos ou ácido fórmico ao dióxido de carbono.FLUÍDO SUPERCRÍTICO - EXTRAÇÃO DE FLUÍDOS SUPERCRÍTICOS
Os fluídos supercríticos podem ser utilizados para extrair analitos das amostras. As principais vantagens de usar fluídos supercríticos para as extrações é que são econômicos, livres de contaminantes e menos custosos para sua disposição de forma mais segura que os solventes orgânicos.

A extração de fluídos supercríticos (SFE) estábaseada no princípio pelo qual as solubilidades em um fluído supercrítico aumentam significativamente com o aumento da densidade e em que os diferentes solutos têm diferentes solubilidades nas mesmas condições.

O SFE é um importante método de purificação em grande escala de líquidos complexos ou matrizes sólidas como, por exemplo, correntes contaminadas. A maior vantagem deste método é que ofluido supercrítico pode ser removido facilmente após a extração, baixando a temperatura ou pressão, ou ambos. O fluido superficial se converte em gás e as espécies extraídas se condensam em um líquido ou sólido. Desta maneira, o problema de remover o líquido extraído é solucionado . Um exemplo seria a remoção da cafeína do café.

MÉTODOS TERMO-QUÍMICOS
Nesses métodos são empregadas técnicas ondeos cascalhos são aquecidos para a extração dos contaminantes. Após aquecidos, os contaminantes são capturados e tratados e os cascalhos podem, então, ser reciclados, por exemplo, na pavimentação de estradas (Saintpere e Morillon, 2000).

Fluido supercrítico é qualquer fluido que esteja a uma temperatura acima da sua temperatura crítica e da sua pressão crítica. A Figura 10 mostra o diagrama defases Pressão versus Temperatura para o CO2, que pode ser utilizado para exemplificar o comportamento qualitativo de um fluido qualquer. Na zona supercrítica, as propriedades físico-químicas de um fluido assumem valores intermediários relativos aos estados líquido e gasoso. Isto proporciona aos solventes supercríticos características tais como a capacidade de solubilização e densidade próximas àde um líquido e as de transporte como alta difusividade e baixa viscosidade semelhantes às de um gás. A extração supercrítica consiste em comprimir e aquecer o agente extratante até o estado supercrítico, no qual este consegue solubilizar rapidamente uma substância ou família de substâncias presentes numa mistura. O material solubilizado é levado a um setor de separação, onde por redução de pressãoe/ou de temperatura, reduz-se o poder de solubilização do fluido supercrítico, o que permite a fácil separação soluto / solvente.

Figura 10 - Zona supercrítica acima da pressão crítica (Saintpere e Morillon, 2000)
Além dos parâmetros temperatura e pressão, a adição de outros produtos ou co-solventes ao fluido supercrítico podem ajustá-lo para a extração de certos tipos de moléculas de...
tracking img