Fluidez de membrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
RAPHAEL SATOCHI







BIOMEMBRANAS:
RESUMO SOBRE A FLUIDEZ DA MEMBRANA







Resumo apresentado na disciplina de Biologia celular. Faculdade de Ciências Biológicas.
Pontifícia UniversidadeCatólica de Campinas.

Professor: Catalano












PUC-CAMPINAS
2015
Conceito:

São os movimentos realizados pelas cadeias de hidrocarbonetos localizados na membrana celular, sendo assim, a bicamadalipídica permanece em constante movimento. Movimentos tais que são de extrema importância para a célula, responsável por certos processos de transportes e atividades enzimática. Sem tais movimentosocorre o interrompimento das proteínas e a consequente lise celular.

Fatores que influenciam:

Composição:

Se a bicamada lipídica possuir grandes quantidades de lipídios saturados, isso prejudicarásua movimentação, pois os lipídios serão mais uniformes e de certa forma “sobrepostos” uns aos outros, limitando o espaço entre eles.
Se a bicamada lipídica possuir grandes quantidades de lipídiosinsaturados, o oposto ocorre. Os lipídeos não serão uniformes , aumentando também o espaço entre eles, fazendo com que a membrana possa fluir mais livremente, pois menor será a possibilidade de interaçãoentre moléculas vizinhas.

Temperatura:

A temperatura é considerada um grande fator na fluidez da membrana, pois dependendo do estado que se encontra pode alterar o os ácidos graxos presentes noslipídeos, alterando sua forma padrão.
No estado em gel, a movimentação se torna limitada. Aumentando a temperatura, ao chegar no estado liquido, torna-se maior a movimentação da membrana.Colesterol:

O colesterol também influencia na fluidez da membrana, pois quanto mais colesterol, menor a fluidez. O colesterol, por ser menor e mais rígido, interage mais fortemente com os lipídeos adjacentes,diminuindo sua capacidade de movimentação.


Tipos de movimentação:

LATERAL - Os lipídeos estão em constante movimento de um lado para outro.

ROTACIONAL - Movimentos sobre si mesmos.

TRANSVERSAL...