Flow rack

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O artesanato é fundamental para uma sociedade, pois representa os hábitos, as crenças e também pode significar uma fonte econômica de subsistência, ou desenvolvimento auto-sustentável de uma pequena comunidade.

É muito importante refletir sobre o tratamento da atividade de artesanato como um sistema de produção simples, que é fundamental para sustentabilidade de muitasfamílias. Também substituir a ideia de que a atividade do artesanato como o resultado de um conhecimento intuitivo das comunidades e de seus artesãos, podem mudar para uma visão sistêmica que considere o processo de produção de cada peça criada, agregando valores de inovação aos produtos.

O comércio voltado para esta área se torna injusto devido á existência de uma grande assimetria econômica ecultural dentro da cadeia produtiva muitas vezes amadora do artesanato, necessitando de um apoio governamental para melhoria da situação geral do ramo.

2 SISTEMA DE PRODUÇÃO

O Sistema de Produção é um conjunto de entradas (inputs) e saídas (outputs), que transformam a matéria-prima e insumos associados aos demais recursos para gerar um resultado, o produto.

Logo, produção é a geração deprodutos que podem variar desde ferramentas e maquinaria até a recreação ou informação, isto é, desde bens até serviços.

Toda empresa necessita de um sistema que organize, mensure e determine como serão feitas as tarefas, em que ordem, em que quantidade e como será a hierarquia das atividades assim como a das funções.

Harding (1981, p.24) afirma que: “o sistema de produção é um conjunto departes inter-relacionadas, as quais quando ligadas atuam de acordo com padrões estabelecidos sobre inputs (entradas) no sentido de produzir outputs (saídas).”

3 METODOLOGIA

Este trabalho apresenta o conceito de artesanato aliado aos costumes e culturas da região Norte, especificamente, na cidade de Porto Velho – RO. Descreve etapas da cadeia produtiva de um produto de um artesão, do início aofim. Partindo de uma pesquisa exploratória, é possível verificar no que resulta o trabalho intuitivo do artesão, usando sua habilidade, criatividade e conhecimento cultural. Obstante a isso, como se precifica o produto e os fatores que influenciam na criação, como a sociedade, o cotidiano, as diferentes culturas de povos indígenas, ribeirinhos, e no artesão entrevistado a presença do cotidianodo trabalho no garimpo, no qual trabalhou antes de viver somente de artesanato.

Pesquisa de campo realizada com artesãos da cidade de Porto Velho, estado de Rondônia, que utilizam a riqueza cultural, social e histórica da região. Os trabalhos artesanais são feitos por indígenas, ribeirinhos e trabalhadores rurais que produzem exclusivamente para subsistência familiar. Vale salientar que umaparte pequena desses produtores expõem seus produtos em feiras e cooperativas. Em todas as suas peças e obras, identifica-se a figuração de personagens do cotidiano dos trabalhadores de um garimpo, também a representação da fauna e flora da região, homens e mulheres de tribos indígenas em sua caça e costumes, animais silvestres regionais, entre outros personagens utilizados como conotações paraenriquecer sua cadeia produtiva.

4 ARTESANATO TÍPICO DA AMAZÔNIA

Artesanato é o próprio trabalho ou produção eminentemente manual de uma artesão, quando realiza a confecção de um objeto utilizando ferramentas como auxílio para finalizar o produto desejado, de cunho artístico, cultural, social ou até mesmo comercial. Com a mecanização da indústria o artesão é conhecido como
aquele que produzobjetos pertencentes à chamada cultura popular. Segundo Marinho (2007, p. 03.).

[...] para conceituar o artesanato com um mínimo de racionalidade é preciso mergulhar na odisseia humana e fazer uma nova leitura da história, que determinou culturas; dos medos, que impulsionaram mudanças; das estratégias de sobrevivência; dos desafios de aprendizagem; das formas de dominação e divisão do...
tracking img