Florestas de mares de morros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LOCALIZAÇÃO - Mares de Morros
Esse domínio compreende a região da floresta tropical, Mata Atlântica ou mata de encosta, caracterizada pela presença de uma grande variedade de espécies, a planície litorânea, largamente devastada, onde ainda se destacam as dunas, os mangues e as praias, e serras elevadas, como a Serra do Mar, a Serra do Espinhaço e a Serra da Mantiqueira.

Dominio
Os Mares deMorros possuem este nome em função do relevo ondulado que predomina nas regiões costeiras do Brasil. Encontramos este domínio dês do Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte, passando por regiões mais interiores de São Paulo e Minas Gerais. Toda a região da Serra do Mar brasileira se encontra neste domínio e é nele que está situada a Mata Atlântica, ou Floresta Pluvial Atlântica. Estes possuemuma alta biodiversidade, em função das características da Floresta Ombrólia Densa, que é o ecossistema dominante neste domínio. Vale lembrar que temos outros ecossistemas associados aos Mares de Morros, como os Campos de Altitude, os Mangues e as Restingas. O clima é Tropical Litorâneo Umido, e possui a principal característica da elevada taxa de pluviosidade ao longo do ano, em função daproximidade com o oceano Atlântico e por ser um relevo acidentado, é comum a ocorrência das chuvas orogênicas.
Este domínio é o mais impactado de todos, pois foi o primeiro a ser devastado, já pelos Portugueses nas primeiras épocas do Brasil Colônia, como a exploração do Pau-Brasil. Posteriormente, este dompinio precensiou diversos ciclos econômicos, como a Cana de Açúcar e o Café. Hoje em dia maisde 90% da população brasileira vive nos Mares de Morros, e em poucos locais a Mata Atlântica é encontrada conservada.

Cerrado
É a segunda maior formação vegetal brasileira. Estendia-se originalmente por uma área de 2 milhões de km², abrangendo dez estados do Brasil Central. Hoje, restam apenas 20% desse total.Típico de regiões tropicais, o cerrado apresenta duas estações bem marcadas:inverno seco e verão chuvoso. Com solo de savana tropical, deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas, e o cerradão, um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. A presença de três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) na região favorece suabiodiversidade .
Fauna e Flora
Fauna e flora Em termos de riqueza de espécies, esta flora deve ser superada apenas pelas florestas amazônicas e pelas florestas atlânticas. Outra característica sua é a heterogeneidade de sua distribuição, havendo espécies mais típicas dos Cerrados da região norte, outras da região centro-oeste, outras da região sudeste etc. Por esta razão, unidades de conservação, comáreas significativas, deveriam ser criadas e mantidas nas mais diversas regiões do Domínio do Cerrado, a fim de garantir a preservação do maior número de espécies da flora deste Bioma, bem como da fauna a ela associada.
Clima e relevo
O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensaisapresentam pequena estacionalidade. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC. Já as mínimas absolutas mensais variam bastante, atingindo valores próximos ou até abaixo de zero, nos meses de maio, junho e julho. A ocorrência de geadas no Domínio do Cerrado não é fato incomum, ao menos em sua porção austral.
Em geral, aprecipitação média anual fica entre 1200 e 1800 mm. Ao contrário da temperatura, a precipitação média mensal apresenta uma grande estacionalidade, concentrando-se nos meses de primavera e verão (outubro a março), que é a estação chuvosa. Curtos períodos de seca, chamados de veranicos, podem ocorrer em meio a esta estação, criando sérios problemas para a agricultura. No período de maio a setembro os...
tracking img