Florestan e sua interpretação do capitalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões preliminares de importância interpretativa

Capítulo 1

O autor se baseia na consolidação do capitalismo no Brasil para fundamentar sua obra, descrevendo desde a emergênciaaté os limites da “Revolução Burguesa” brasileira.
Por ser recente, a descrição histórica da sociedade burguesa brasileira, segundo Florestan Fernandes, ainda é interpretada etnocentricamente.A análise da Revolução Burguesa se compõe por diversos fatores e deve ser iniciada pelo significado dado à expressão que a nomeia: “Burguesa”.
Muitas vezes, a burguesia é associada,erroneamente, à aristocracia agrária do período colonial brasileiro. Considera-se equívoco porque o burguês, na verdade, realizava suas atividades em busca de lucro. Em contraponto, os senhores de engenho seempenhavam no aproveitamento das terras, com o trabalho escravo, e na apropriação colonial, sendo controlados pela Metrópole.
Contudo, ainda que tenha surgido tardiamente, durante o Mercantilismo, ede maneira distinta do burguês europeu, não teria fundamento a tese de inexistência do burguês brasileiro, pois este resultara no empresário moderno.
Florestan aponta que no Brasil, a burguesia nãotinha um caráter socialmente organizado, e sim um espírito revolucionário que ganhou forças com o fim do Pacto Colonial, o que possibilitou a formação e organização do Estado e de uma rede de serviçosnacional, que acarretaria no desenvolvimento urbano.
Dessa forma, a economia brasileira estaria livre da dependência escravista e abriria caminhos para o homem de negócios, capaz de obter lucro eempreender economicamente.
A Revolução Burguesa descrita na obra, não representaria, então, um episódio histórico, mas um processo de organização e expansão dos interesses da burguesia pelo Brasil,adotados a partir da persistência e consciência social, em meio aos padrões econômicos, sociais e políticos.
Florestan Fernandes diz que já se observava no período colonial o estabelecimento de um...
tracking img