Florestan fernandes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto

Vida de Florestan Fernandes
Florestan Fernandes nasceu em 1920 em São Paulo, filho de uma imigrante portuguesa analfabeta, que o criou sozinha, trabalhando como empregada doméstica. Sua luta pelavida começou já na infância, aos 6 anos, Florestan também começou a trabalhar, primeiro como engraxate, depois em vários outros ofícios. Mais tarde, ele diria que esse foi o início de suaaprendizagem sociológica, pelo contato que teve com os habitantes da cidade. Aos 9 anos, a necessidade de ganhar dinheiro o fez abandonar os estudos, que só recuperaria com um curso supletivo.

Era vendedor deprodutos farmacêuticos quando, aos 18 anos, ingressou na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo em 1947, formando-se em ciências sociais. Doutorou-se em 1951 e foiassistente catedrático, livre docente e professor titular na cadeira de sociologia, em1964, se efetivou na cátedra. Florestan Fernandes sociólogo e professor universitário com mais de cinquenta obraspublicadas, transformou as ciências sociais no Brasil e estabeleceu um novo estilo de pensamento.

Defensor da Escola Pública, sempre foi ligado aos movimentos sociais e reivindicatórios e àsorganizações políticas de esquerda. Depois que foi preso, e foi libertado, tornou-se professor Catedrático na USP, efetivado por concurso de Títulos e provas (1965). Florestan esteve ligado ao Partido dosTrabalhadores (PT) desde sua fundação. Em 1986 filiou-se ao partido e exerceu dois mandatos de deputado federal (1987-1991 e 1991-1995).













Obras

Florestan Fernandes é consideradoo criador da sociologia crítica no Brasil. Possui mais de 50 obras publicadas, dentre elas podemos citar:

A Organização Social dos Tupinambás (1949)
A Função Social da Guerra na SociedadeTupinambá (1952);
(Estas duas obras são indispensáveis para o conhecimento das nossas sociedades indígenas)

Mudanças Sociais no Brasil (1960);
(Nesta obra Florestan faz um panorama de seu...
tracking img