Florestal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
CAMPUS PARAGOMINAS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

LISTA DE EXERCÍCIOS DE ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS



Paragominas
2012


UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
CAMPUS PARAGOMINAS
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

LISTA DE EXERCÍCIOS DE ELEMENTOS E FATORES CLIMÁTICOS

Atividade apresentada à disciplina de Agrometeorologia do curso deEngenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia como um dos pré-requisitos de avaliação para a 1ª Nota de Avaliação Parcial.
Atividade apresentada à disciplina de Agrometeorologia do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia como um dos pré-requisitos de avaliação para a 1ª Nota de Avaliação Parcial.

Professores:


Paragominas
2012
1-) Quala diferença fundamental entre tempo atmosférico e clima?
De acordo com Ayoade (2012) tempo é como a atmosfera se encontra em um determinado momento e lugar, já o clima é a síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos. Assim o clima refere-se às características da atmosfera encontradas em observações contínuas durante um longo período, abrange um maior número dedados do que as condições medias do tempo numa determinada área, e incluindo, ainda, considerações dos desvios em relação às médias (isto é, variabilidade), condições extremas, e as probabilidades de frequência de ocorrência de determinadas condições de tempo. Com isso, o clima apresenta uma generalização, enquanto o tempo constitui eventos mais específicos.

2-) Que fatores são capazes demodificar o clima de uma região?
O clima de uma região sofre influencia de fatores como altitude, relevo, latitude, continentalidade/oceanalidade, presença de mar, tipo de solo, vegetação, correntes oceânicas, estações do ano. Esses fatores causam modificações nos elementos climáticos como radiação solar, temperatura do ar, chuva, velocidade e direção do vento, pressão atmosférica e umidade relativado ar, etc. Por exemplo, a elevação da altitude resulta em um decréscimo de temperatura, que é devido à rarefação do ar e a diminuição da pressão; a presença de montanha e vale gera, devido às diferenças de temperatura entre pontos em altitude, brisa de vale (dia) e brisa de montanha (noite).

3-) Quais são as principais técnicas de monitoramento da atmosfera?
As principais técnicas utilizadasno monitoramento das condições do tempo e da atmosfera são: observações de superfície; observações de altitude (rádio sondagem); observações por satélites meteorológicos; observações por radares meteorológicos.

4-) Quais são os elementos de clima monitorados nas estações de superfície e altitude?
As Estações de Superfície são destinadas a avaliação das condições do tempo presente e da suavariação no local da estação. Nelas são feitas dois tipos de observações: visuais nas quais se avalia o tipo de nuvem, altura da base das nuvens e visibilidade do horizonte. Instrumentais onde observa-se a temperatura, pressão, velocidade e direção do vento, umidade, precipitação, radiação e insolação. Segundo Alberio (1985) nas Estações de Altitude as radiossondas recolhem informações de pressãoatmosférica, temperatura, umidade e vento nas altas camadas da atmosfera.

5-) Qual é a principal característica de uma estação meteorológica sinótica?
Sinótico significa “ao mesmo tempo” são destinadas ao monitoramento de elementos meteorológicos no mesmo tempo nos horários estabelecidos pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) tomado como referência o tempo médio de Greenwich. O número deobservações ocorre a cada 3 horas. Alguns tipos de estações sinóticas são: superfície e oceânica. Ainda segundo Alberio (1985) as estações sinóticas são aquelas nas quais se obtém dados meteorológicos que permitem conhecer, em uma ampla região, o estado da atmosfera no momento determinado e fazer o prognóstico (previsão) sobre a sua evolução e comportamento.

6-) Quais os elementos climáticos...
tracking img