Floresta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA: DIREITO E MEIO AMBIENTE/6º PERÍODO
PROFESSORA: CRISTIANNE CARNEIRO
2º MÓDULO
NOÇÕES INTRODUTÓRIAS
DANO AMBIENTAL

1 ASPECTOS HISTÓRICOS

Com a Revolução Industrial no séculoXVIII, iniciou-se um processo de degradação ambiental, sobretudo, na Europa.
Nas primeiras décadas do século XX, surge uma nova dinâmica de produção nas fábricas americanas conhecida mundialmente com“Fordismo”.
Historicamente, sabe-se que no ano de 1914, o americano Henry Ford, incorporou novos métodos na linha mecânica de montagem em suas fábricas, baseado no rígido controle de tempo e na produçãoem massa.
O Fordismo estimulou o consumo em grande escala por bens duráveis e de base industrial, como carros e eletrodomésticos, comprometendo até os atuais recursos naturais que servem dematéria-prima para fabricação desses produtos, gerando danos ambientais irreparáveis.

2 CONCEITO DE DANO AMBIENTAL

Dentro da teoria da responsabilidade civil, só existe o dever de indenizar com aocorrência do dano.
Ressalta-se que dano é a lesão a um bem jurídico. Ocorre lesão a um bem ambiental, quando resultante de atividade praticada por pessoa física ou jurídica, pública ou privada, quedireta ou indiretamente seja responsável pelo dano e, este terá que indenizar, na forma da lei, o dano causado.
Portanto, dano ambiental é a lesão ao meio ambiente, mesmo que este não derive de um atoilícito.

3 O DANO E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A responsabilidade derivada de lesão aos bens ambientais comporta três modalidades de danos: dano material, dano moral e dano a imagem.

3.1 DanoMaterial

Consiste em uma lesão que venha afetar bens materiais de qualquer brasileiro ou estrangeiro residente no país (pessoa física ou jurídica), de forma individual ou coletiva, representada peladeterioração ou mesmo pela perda (parcial ou integral) de seus bens materiais.

3.2 Dano Moral

Consiste em uma lesão que venha ofender determinado interesse que não seja corpóreo de qualquer...
tracking img