Floresta ambrofila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Floresta Ombrófila é a nova terminologia para o ecossistema antes denominado Floresta Pluvial. As duas palavras têm o mesmo significado: “amigo das chuvas”, sendo que a palavra “pluvial” é de origemlatina, enquanto “ombrófila” é de origem grega.
Segundo o Manual Técnico da Vegetação Brasileira (1991), existem três tipos de Floresta Ombrófilas: Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Abertae Floresta Ombrófila Mista. Cada um dos tipos de Floresta pode ser dividido por faixas altitudinais.
[pic]
Floresta Ombrófila Densa

Floresta Ombrófila Densa

Antes conhecida como FlorestaPluvial Tropical, tem como principais características as altas temperaturas e o alto índice de precipitação bem distribuído durante o ano, praticamente sem períodos de seca. As folhas das árvores sãogeralmente largas e estão sempre verdes. A Mata Atlântica, a Serra do Mar, e partes da Floresta Amazônica são exemplos de Floresta Ombrófila Densa. É chamada de Floresta Ombrófila Densa Aluvial a mataciliar, ou seja, a floresta que ocorre ao longo dos cursos d’água. Existem ainda as seguintes faixas altitudinais: Floresta Ombrófila Densa das Terras Baixas (altitudes inferiores a 50 metros); DensaSubmontana (em encostas das serras entre 50 e 500 metros de altitude); Densa Montana (em locais entre 500 e 1.000 metros de altitude) e Densa Alto – Montana (altitudes superiores a 1.000 metros).Floresta Ombrófila Aberta

[pic]
Floresta Ombrófila Aberta
É considerada uma área de transição entre a floresta amazônica e as regiões extra- amazônicas. Tem como principais características o maiorespaçamento entre as árvores, daí a origem do nome, e um período de mais de 60 dias sem chuvas por ano. Existem ainda as seguintes faixas altitudinais: Floresta Ombrófila Aberta das Terras Baixas;Aberta Submontana e Aberta Montana.

Floresta Ombrófila Mista

Conhecida como Mata das Araucárias, ocorre com maior incidência nos planaltos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul,...
tracking img