Florence nightingale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMPUS VILLA-LOBOS/LAPA

FLORENCE NIGHTINGALE
TEORIA DE AMBIENTALISTA DO CUIDADO

Trabalho apresentado às Professoras Cláudia dos Santos Oliveira e Maria Aparecida Bortolatto De Candia da disciplina de Semiologia I, turma 3A, turno matutino do curso de Enfermagem.

SÃO PAULO, SP
Março/2011
SUMÁRIO

1.Introdução.............................................................................................................4
2. Objetivos...............................................................................................................5
3. Florence Nightingale – Biografia........................................................................6
4. Florence Nightingale e a Guerra daCriméia......................................................7
5. O Saber Nightingaleano Para o Cuidar..............................................................8
6. Teoria de Ambientalista do Cuidado..................................................................9
7. Conclusão...........................................................................................................12
8. ReferênciasBibliográficas................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

Historicamente os enfermeiros destacaram-se por cuidar bem de seus clientes e de forma organizada, envolvendo disciplina e o conhecimento científico. O cuidado, e todos os conceitos a ele inerentes (saúde, conforto, ajuda), nortearam sua prática clínica antes mesmo de fazerem partedo corpo das teorias de enfermagem.
A formação do enfermeiro para o cuidado, como prática profissional, teve início em 1860, na Inglaterra Vitoriana com Florence Nightingale.
Dos escritos de Florence Nightingale, o meio ambiente emerge como conceito principal, sendo considerado como todas as condições e influências externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo, capazes deprevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte.
Florence tende a dedicar maior ênfase ao ambiente físico do que aos ambientes psicológico e social (embora estes aspectos sejam englobados pelo primeiro). O meio ambiente engloba os elementos externos ao paciente que afetam a saúde do mesmo e o processo de cura.
A Enfermagem contribui para o processo restaurador ao colocar o paciente em suasmelhores condições para que a natureza possa agir sobre ele. Com este intuito, encarrega-se de prover um ambiente no qual o paciente possa ser cuidado por si próprio e/ou pelos outros.
A Teoria de Ambientalista do Cuidado serve de base para auxiliar a equipe de Enfermagem a oferecer um melhor e mais humano cuidado ao paciente, levando em conta não apenas suas características sociais,psicológicas, econômicas, culturais, mas também o ambiente que o cerca, sendo necessário um olhar holístico ao paciente, visando um atendimento e cuidado mais humano e eficaz.

2. OBJETIVOS

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de estudar e demonstrar como funciona e o quanto é importante a Teoria de Ambientalista do Cuidado e conhecer um pouco mais sobre sua autora Florence Nightingale.3. FLORENCE NIGHTINGALE – BIOGRAFIA

Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 em Florença, Itália. Mudou-se para a Inglaterra com 1 ano de idade. Foi educada pelo pai aos 12 anos e destacava-se pela sua inteligência. Aos 17 anos falava vários idiomas e dominava a Matemática, além de conhecimentos gerais e grande religiosidade.
Florence afirmava ter recebido uma mensagem de Deusonde dizia: “Deus falou comigo e me chamou para o serviço.” Apesar de ainda não saber qual seria sua missão, ela continuou acompanhando seus pais em viagens. Em buscas de informações sobre obras sociais, observou as condições de hospitais Londrinos e a partir daí teve a certeza de que queria ser enfermeira.
Aprendeu a função de enfermeira no ano de 1845 no Hospital de Salisbury. Florence...
tracking img