Florence nightingale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FLORENCE NIGHTINGALE: AS BASES DA ENFERMAGEM MODERNA NO MUNDO

São Paulo 2013


São Paulo 2013

Índice

* Introdução
* A vida de Florence Nightigale
* Formação
* Guerra da Criméria
* Volta para casa após a guerra
* Morte
* Bibliografia
* Conclusão

INTRODUÇÃO
Hoje em dia, muitas pessoas não entendemo motivo pelo qual, a lâmpada é considerada o símbolo da enfermagem. Para entendê-lo, é preciso conhecer a historia da “Dama da Lamparina” Florence Nightingale, a mulher que ficou conhecida por revolucionar a enfermagem e os cuidados de saúde a nível mundial. Usou a sua excelente educação e conhecimento diferenciado para mudar o rumo de sua vida. Que seria exercer o papel convencional de umamulher de sua classe, e se tornar uma esposa submissa. Criando assim um novo conceito sobre o papel social da mulher. Escolheu se dedicar aos mais necessitados encontrando seu caminho na enfermagem. Florence é considerada a fundadora da enfermagem moderna, pois utilizou todo seu conhecimento para mudar a organização dos serviços de saúde, e ganhou reconhecimento internacional por este grande feito. Seuconceito sobre esta profissão era o seguinte: “A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparando ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”

A vida deFlorence Nightigale
Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 na cidade de Florença na Itália. Recebeu este nome em homenagem ao lugar que nasceu tal como sua Irmã mais velha. Era de uma família muito rica e tradicional que tinha grandes influencias no meio social. Teve uma excelente educação e falava vários idiomas. Desde muito nova se mostrava diferente das jovens de sua idade. Florencesempre esteve a par dos assuntos da sociedade na sua época. E se opunha ao papel convencional da mulher de ser esposa submissa. Queria algo diferente para sua vida.
Aos 17 anos acreditara ter recebido um chamado divino, não era algo claro mais a fez ter certeza de que estava destinada a uma missão, e que não teria uma vida comum. Decidiu então ajudar os pobres enfermos, porem para isso teve deenfrentar sua família, pois o desejo deles era que ela se casasse. Porem ela estava disposta a abrir mão de tudo, ate mesmo de um amor para seguir seus ideais.
Naquela época as enfermeiras eram mal vistas, e não existiam regras para se tornar uma. As mulheres que exerciam estas funções eram ajudantes de hospitais, cozinheiras e prostitutas, que faziam isso como castigo. E por isso não eraconsiderável uma dama frequentar estes ambientes. Mas Florence não desistiu. Queria conseguir melhorias de tratamento para os mais necessitados, pois as condições nos hospitais eram consideradas desumanas, e só os mais pobres se tratavam ali, porque os ricos tinham médicos particulares. Com tudo isso ela decidiu se tornar uma enfermeira, mesmo sua família sendo contra, queria mudar aquela realidade emostrar para as pessoas, que este trabalho deveria ser exercido por alguém capacitado, e que acima de tudo fosse feito com amor.
Formação
Após sua decisão começou a se dedicar aos estudos e em 1849 fez uma viajem cultural pela Grécia e Egito, fazendo relatos sobre suas condições sociais e arqueológicas. Na volta visitou a ordem das Diaconistas uma instituição em Kaiserswerth na Alemanha fundadapelo pastor Theodor Fieldner para cuidar de doentes, e foi La que ela recebeu o treinamento para se tornar enfermeira. Mostrou-se muito capacitada e por conta disso Fieldner a incentivou a escrever relatórios sobre sua vida em Kaiserswerth. Após essa temporada regressa a sua casa.
Em 1851 a 1854 Florence visitou hospitais da Europa e reino unido, fazendo relatórios sobre a qualidade destes...
tracking img