FLORENCE NIGHTINGALE

573 palavras 3 páginas
Teoria de FLORENCE NIGHTINGALE

TEORIA AMBIENTALISTA

O processo de Enfermagem foi usado por FLORENCE NIGHTINGALE afirmando que, ao a observação não deve ser feita com o objeto de armazenar variadas ou fatos curiosos, mas com o objetivo de salvar vidas e aumentar a saúde e o conforto. Nascida em 12 de maio de 1820 em Florence, Itália é, mas lembrada por seu trabalho como Enfermeira durante a guerra da Criméia. Tinha como propósito reformar o sistema hospitalar. Para FLORENCE não utilizava terminologia ”Processo de Enfermagem”, mas valorizava praticas tais como: Observação, a experiência e o registro de desenvolvimento de uma metodologia de dados fundamentais para o trabalho que acentue a possibilidade de resolução. A enfermagem tem a função de colocar o individuou nas melhores condições para a natureza agir, o que seria obtido basicamente pela ação sobre o ambiente.
Em Scutari ela observou as condições inapropriadas dos soldados: Deitados no chão bruto, rodeados por insetos e ratos e operações sendo efetuadas em condições anti-higiênicas. Isso significava que soldados feridos tinham sete vezes mas chance de morrer de uma doença hospitalar do que no campo em batalha.
A teoria Ambientalista pode ser dividida em:
Ambiente físico
A higiene constitui uma noção inclusa, relacionada com todos os aspectos do ambiente físico em que se encontram o paciente.
Iluminação: os doentes tem, depois dor ar puro, a necessidade de iluminação ” e não é apenas a claridade que desejam, mas a luz solar direta”
Calor: A enfermeira deve observar atentamente o paciente a fim de evitar que ele se resfrie, prevenindo a perda de calor vital, essencial a recuperação.
Limpeza: o quarto sujo é fonte certa de elementos, infecções ao paciente, e para quem executa a assistência pois, “remove alem de proporcionar alivio e conforto, à matéria nocivas do sistema”. Enfermeira, que “deve estar sempre limpa” e deve “ter o cuidado de lavar a mãos freqüentemente durante o dia.”
Ruídos: Elemento

Relacionados