Flitro RLC para 100KHZ

2499 palavras 10 páginas
Resumo: Este artigo apresenta a elaboração de um projeto interdisciplinar de um circuito ressonante com frequência de ressonância de 100 kHz, ele consiste em um circuito formado por quatro blocos, sendo o filtro RLC em série com valores calculados adequadamente, o diodo e capacitor com função de amenizar sinal de saída do filtro, o transistor para chaveamento e um circuito lógico simples formado por inversores e uma porta lógica OU para a apresentação das saídas através de um display de catodo comum de sete segmentos. Quando o circuito estiver ressonante o display apresentará o número 1, quando estiver indutivo ou capacitivo, ou seja, fora da frequência de ressonância, o display apresentará o número 0. Foram utilizados cálculos e técnicas de criação de filtros e lógica de circuitos e CAE.

Abstract: This article presents an elaboration of interdisciplinary project of a resonant circuit with 100 kHz as resonance frequency. It consists in a circuit formed by four blocks, being the RLC filter (in series) with appropriately calculated values, the diode and capacitor with the function to assuage the RLC’s output sign , the transistor for switching and a simple logic circuit formed by inverters and a single logic gate OR for the output’s presentation through a 7-seg common cathode display. When the circuit is resonant the display will show number 1, however if the circuit is inductive or capacitive the display will show number 0. It were used calculations and techniques of filter and logics circuit’s creation, and CAE.

Palavras Chave: filtro, frequência de ressonância, RLC, circuito lógico.
Introdução
Nesse artigo fez-se o uso de um circuito muito utilizado nos dias de hoje que é o circuito ressonante, o circuito desse artigo é mais simples dos que são encontrados, mas sua aplicação é semelhante aos demais. O circuito RLC é uma combinação de elementos capacitivos, indutivos e resistivos e possui uma resposta em frequência característica semelhante à Figura 1.

Relacionados