Flexografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Flexografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Flexografia é um sistema de impressão gráfico em que a matriz, clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica. O sistema pode ser considerado como um bisneto do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variadossuportes, de durezas e superfícies diferentes. Recomenda-se o uso do processo flexográfico para impressões de alta tiragem, por causa do seu custo elevado. Necessita-se de um longo prazo de entrega. É mais usado para imprimir etiquetas, embalagens, papel para presente, faixas promocionais, copos descartáveis, toalha de papel, jornais, listas telefônicas, papel pautado etc. É um processo bastantesemelhante ao da xilogravura e rotogravura. A diferença está na matriz, que é respectivamente, de madeira, esculpida à mão, e o outro que é encavográfica, de cromo.
[editar] Origem
Não se sabe ao certo onde surgiu a Flexografia. Os ingleses dizem ter documentos comprovando que sua origem data do final do século XIX, pela sociedade Comercial Bibby, Barons & Sons Ltda. Já os registros históricosapontam o surgimento da flexografia nos Estados Unidos, no ano de 1860. A tinta, que inicialmente era um pigmento de anilina em álcool, desenvolveu-se em meados dos anos 50, assumindo o pigmento como elemento corante e agregando valor às exigências técnicas dos produtos impressos. No início era chamado de “impressão com anilina”. Em 1952, no 14º Fórum do Instituto de Embalagens, foi realizada umavotação entre os fornecedores presentes, em que o processo passou a ser chamado de Flexografia.
[editar] Características do processo
Gravação de Chapas Os clichês são gravados em equipamentos que conferem alta qualidade à chapa, com formato de até 1100 mm x 1500 mm, garantindo acabamento, durabilidade e flexibilidade, por isso o seu preço elevado.
[editar] Tinta
Tinta à base de água ou solvente, ouseja, a resina é solúvel em água ou solvente (dependendo das características e utilização do impresso a se obter). Devido à característica de utilizar tinta líquida (e forma em alto relevo), o sistema de impressão flexográfico é um dos sistemas mais versáteis que existe, podendo fazer a impressão em diversos substratos, como papel, plásticos, sacos de ráfia, papelão ondulado, cerâmica, etc (com autilização de máquinas especialmente fabricadas para cada utilização). A impressão em substratos impermeáveis pode ser obtida devido ao fato da tinta ser líquida e de secagem extremamente rápida (com auxílio de aquecedores e ventiladores instalados no percurso do substrato após a impressão) Para a limpeza, deve-se utilizar o solvente utilizado na tinta, facilitando assim, a remoção da tinta nasuperfície da chapa e garantindo a compatibilidade do solvente com a chapa. A tinta nunca deverá secar completamente sobre o clichê. Nas paradas da máquina deve-se aproveitar para fazer a limpeza, utilizando uma escova de cerdas macias. Mesmo de um dia para outro, a chapa deverá ser completamente limpa, removendo-se principalmente a tinta que penetra nos textos negativos ("vazados") e nas letraspequenas. O excesso de tinta sobre o clichê é um dos inimigos mais comuns da impressão flexográfica de qualidade.
[editar] Matriz
Para entendermos melhor o princípio da forma flexográfica podemos pensar em um carimbo, onde será entintada somente as áreas que estão em alto relevo (característica vinda da xilogravura). Esta forma será fixada no cilindro porta-clichê na impressora flexografica, ondeatravés de sistemas apropriados de entintagem, será realizada a aplicação da tinta na superfície da imagem em alto relevo. Existem diversos tipos de formas que podem ser utilizados em flexografia, dependendo das características do impresso a se reproduzir, máquina à ser utilizada, substrato que será utilizado na impressão etc. Os clichês de fotopolímero podem ser armazenados montados nos cilindros...
tracking img