Flexivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Capitalismo Flexível e Seus Três Elementos
De todos os modos de produção que caraterizaram a história da humanidade o capitalismo é, sem dúvida, o mais maleável - entre crises, sistemas de governo e revoluções tecnológicas, o capitalismo transformou a si próprio sempre com a intenção de se adaptar e sair fortalecido dentro de uma nova realidade.

O século XX testemunha tal maleabilidade:Da primeira guerra mundial à globalização, o mundo passou por diversas crises, regimes totalitários e manifestações populares. O capitalismo, no entanto, continuou sendo capitalismo e chegou aos nossos dias na forma chamada “flexível”. O “capitalismo flexível” ataca a burocracia e a rotina, exige agilidade do trabalhador e que este esteja aberto a mudanças e disposto a assumir riscos. Pôs um fim nacarreira, uma vez que desvia o empregado de um trabalho para o outro. Este quadro gera ansiedade, uma vez as pessoas não sabem que caminho seguir e se os riscos serão compensados.

A palavra Flexibilidade deriva da observação de que os galhos de uma árvore se dobram ao vento, mas sempre voltam à posição normal. Logo, Flexibilidade designa essa capacidade de ceder e recuperar-se da árvore.Comparativamente o comportamento humano flexível deve ser adaptável a circunstâncias, entretanto não quebrado por elas. O capitalismo flexível cria instituições maleáveis e flexíveis, mas tal flexibilidade concentra-se mais nas forças que condicionam as pessoas.

O novo capitalismo criou um novo sistema de controle que se estrutura em três elementos: reinvenção descontínua das instituições,especialização flexível da produção e concentração de poder sem centralização.

Reinvenção descontínua das instituições - podemos dividir as mudanças em dois tipos: em um a mudança ocorre mantendo uma continuidade com o que veio antes. No outro há um rompimento com o passado envolvendo aspectos que mudam nossas vidas de forma irreversível. Sennet cita, por exemplo, a comunhão:

Quando recebemos ahóstia, juntamos-nos no mesmo ato realizado por alguém duzentos ano atrás. Se substituímos hóstias brancas por hóstias de trigo pardo não perturbamos muito o sentido do ritual; a nova farinha é incorporada ao rito. Mas se insistimos em que se permita a mulheres casadas oficiar a comunhão, podemos fazer com que o sentido mesmo de “padre” mude de maneira irreversível, e também o da comunhão.(1)O sistema flexível reinventa as instituições de modo que o presente se torne descontinuo com o passado. Sua base é a substituição das hierarquias piramidais por redes abertas de poder, formando um sistema fragmentado, onde a junção entre os nódulos é frouxa. Pode-se, desta forma, tirar uma parte sem destruir as outras. Uma empresa de grande porte, por exemplo, pode intervir rapidamente em todas assuas unidades menores e eliminar as ineficientes ou improdutivas, assim como reduzir o quadro de funcionários. Muitas das tentativas de reorganização das instituições fracassam. Em partes pela desmotivação que os cortes provocam nos funcionários restantes. Mas, como já foi citado, o capitalismo adapta-se e continua sendo capitalismo: O valor das ações das instituições em processo de reorganizaçãose eleva. Este “processo caótico”, longe de ameaçar o capitalismo enquanto modo de produção dominante, torna-se uma de suas bases de sustentação dentro da organização flexível. Mas há outros motivos para o capitalismo modificar a si próprio: as mudanças na demanda de consumo. Tal demanda, por sua vez, produz outra característica do sistema mutante: a especialização flexível de produção.Especialização Flexível de produção: Através da especialização flexível as empresas competem e cooperam ao mesmo tempo, buscam espaços no mercado onde cada uma ocupa temporariamente e, assim, conseguem responder, cada vez mais rápido, às mudanças na demanda de consumo.

A tecnologia favorece a especialização flexível: graças ao computador, a internet e a intranet, é possível reprogramar máquinas...
tracking img