FLEXIBILIZAÇÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR COM A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA DE 2014

1522 palavras 7 páginas
FLEXIBILIZAÇÃO DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR COM A REALIZAÇÃO DA COPA DO MUNDO FIFA DE 2014

Comparativo entre os Mundiais da Alemanha, África do Sul e Brasil

A Copa do Mundo é um evento grandioso, que abrange em sua atmosfera a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, entrada de divisas, melhoria da infraestrutura das cidades e, principalmente, divulgação do Estado e do País para o resto do mundo.
O país do futebol sediará em 2014 a Vigésima Copa do Mundo de Futebol e será a segunda edição a ocorrer no Brasil e quinta vez na América do Sul, sessenta e quatro anos depois da copa de 1950.

A Alemanha e a África do Sul e o Brasil são países com características demográficas, populacionais, culturais e econômicas diferentes, por esta razão se torna muito difícil estabelecer um comparativo de forma equilibrada com relação a estrutura montada por cada país/sede para a realização da Copa do Mundo. Essa diversidade influencia na conduta adotada pelos países quanto ao planejamento e gerenciamento da estrutura do evento, bem como de sua mobilidade, como será observado abaixo:

1. MOBILIDADE
Quanto à mobilidade, o governo alemão investiu 5600 mil euros e tanto o governo federal como o local contribuíram com esse valor. Os principais projetos financiados foram construção de rodovias, estacionamentos, informação e controle de tráfego e transporte público. Como a Alemanha é um país relativamente pequeno territorialmente, foi dado grande enfoque ao transporte terrestre, visto que as distâncias a serem percorridas eram curtas.
No caso da África do Sul, o projeto de ampliação e melhoramento da infraestrutura de transporte objetivou não somente se adequar as exigências da FIFA, com também deixar como herança para a população do país melhorias nesse setor. Os investimentos do governo sul africano em mobilidade para a Copa contemplaram os principais meios de locomoção existentes no país (rodoviário, ferroviário e aéreo) e totalizaram um valor de 13,6 bilhões

Relacionados