Flaras - Realidade Virtual e Realidade Aumentada

2216 palavras 9 páginas
FLARAS

Gustavo Zwirtes
Resumo: A realidade aumentada vem se tornando cada vez mais possível nos dias de hoje, claro que ainda com as suas limitações, mas com o passar o tempo os softwares avançaram, possibilitando os usuários leigos também criarem suas aplicações em realidade aumentada.
FLARAS além de simples e intuitivo em função de uma de suas bases serem o Flash, ele pode ser executado on-line, ou localmente, podendo ser executado assim, em sistemas operacionais diferentes. O presente artigo faz uma comparação com softwares que já existem no mercado evidenciando o avanço ocorrido e mostra funcionamento do software.

Palavras Chave: FLARAS, Realidade Aumentada, ARToolKit, SACRA, Objetos Virtuais 3D
REALIDADE AUMENTADA
A realidade aumentada é uma tecnologia relativamente recente e que nos últimos anos vem recebendo destaque ainda maior, através dela o “usuário tem do mundo real através da composição de objetos virtuais 3D com objetos do mundo real, necessitando que o usuário mantenha um sentido de presença no mundo real”(Notas de Aula).Esse tipo de tecnologia vem sendo utilizada em diversas áreas, mas as que vem se destacando são as medicina, publicidade e propaganda, turismo, ciência, engenharia, arquitetura, design de interiores, games, entretenimento, entre outros.
Para que a realidade possa existir são necessários três itens básicos, primeiro o usuário deve ter uma câmera simples (web cam), segundo, o usuário deverá possuir um referência impressa (TAG) que será por onde o software irá se localizar e terceiro mas não menos importante é necessário ter um software que faz a leitura da imagem e gera a imagem 3D sobre a TAG.
ARTOOLKIT
Ferramenta com o mesmo propósito de criar aplicações de realidade aumentada o
ARToolKit possui uma biblioteca de

programação de opensource (licença GPL) para criar aplicações de Realidade
Aumentada nas linguagens C/C++. Hoje é uma das ferramentas mais utilizadas do mercado, entre 2004 e

Relacionados

  • SISTEMA DE TREINAMENTO BASEADO EM REALIDADE AUMENTADA PARA MONTAGEM DE VEÍCULOS AUTOMOTORES
    5605 palavras | 23 páginas
  • Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu
    3804 palavras | 16 páginas