Flamenco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A guitarra flamenca, e a muito parecida guitarra clássica, são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras terão aparecido em Espanha no século XV. A guitarra de flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objectivo de produzir um som mais agudo.
O Flamenco surgiu da miscelânea de povos nômades e estáarraigado nas manifestações folclóricas de vários povos. Durante o tempo em que foi interpretado por vozes virtuosas, se transformou em uma arte incontestável e forte, que comunica através da guitarra espanhola, construindo melodias fortes, alegres, tristes, revoltas e proporciona aos ouvintes uma viagem ao nosso interior primitivo.

Fala também através do corpo empregando mãos, expressõesfaciais marcantes e os pés acompanhados por passos de um marcante sapateado. É o corpo reagir ao som da guitarra ou à letra do cante que personifica a dor, o abandono, solidão, desprezo, as alegrias, o amor, o desejo. A força dessa arte também está na forma com que sintetiza música, cante e dança em um mesmo momento com grande carga emocional e excelência.

A bailaora espanhola e andaluza CristinaHoyos, diz que Flamenco é “uma mescla maravilhosa de todas as culturas que passaram pela Andaluzia que nos deixou suas marcas e que aqui se hão dado forma. A mistura é sempre boa e tudo o que há passado por esta terra se há criado algo maravilhoso chamado Flamenco.”

O flamencólogo Manuel Ríos Ruiz publicou em 1988 o Dicionário Ilustrado do Flamenco e define o flamenco como uma arte que seconstitui no conjunto do cante, do baile e da guitarra flamenca. Ele diz que apesar dela ter sido formada sobre bases folclóricas, canções e romances andaluzes, ela transpôs essa base para uma dimensão mais elevada, onde a interpretação necessita de todas as capacidades artísticas. E mesmo assim, permanece expressando um estilo primordialmente popular e peculiar da Andaluzia.

“Suas manifestaçõesse tornaram autênticas expressões artísticas, totalmente diferenciadas das originárias de um histórico folclórico, através das composições anônimas e pessoais que fizeram do flamenco algo estruturado e evoluído estilisticamente. Sem deixar de ser música e poesia de raiz popular, pode-se dizer, segunda a opinião da maioria dos estudiosos, que o flamenco é um folclore elevado à arte, tanto por suasdificuldades interpretativas como por sua concepção e formas musicais."

A Guitarra

Segundo os estudos realizados por diversos especialistas, pelo que tudo indica, uma das primeiras referências se encontra em "La Explicación de la guitarra", obra publicada pelo gaditano Juan Antonio de Vargas e Gusmán em 1773.

Contudo, nesta época somente se pode falar do que posteriormente se denominariaa existência de guitarristas "por lo fino". Realmente os primeiros aspectos de aproximação das seis cordas no flamenco chegam com figuras como as de El Murciano, Trinitário Huertas, Bernardo Troncoso, José Toboso e sobretudo, o almeriense Julián Arcas, pai de uma soleá que leva seu nome.

Nesta primeira época de guitarristas ainda situados entre o toque "por lo fino" e "por lo flamenco", seguemos da chamada Escuela Eclética, na qual destacam-se o inventor de "la cejilla" (pestana da guitarra), o maestro Patiño de Cádiz, Antônio Peréz, de Sevilla, Paco el Barbero, de Sevilla e Paco el de Lucena de Córdoba.

A partir deste momento começam a surgir os primeiros especialistas no toque "por lo flamenco", como Juan Gandulla Habichuela, de Cádiz, Javier Molina, de Jerez e Miguel Borrul, deCastellón.

Mas o grande guitarrista do final do séc. XIX e princípio do séc. XX é Ramón Montoya Salazar (Madrid, 1880-1948). A ele se deve a criação para a guitarra da grande maioria dos palos flamencos e ele é considerado o primeiro revolucionário da técnica e a harmonia, até o ponto que se converteu no primeiro concertista flamenco da história.

Seu legado é aproveitado por uma geração de...
tracking img