Flambagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A flambagem é um fenômeno que ocorre em peças esbeltas (peças onde a área de secção transversal é pequena em relação ao seu comprimento), quando submetidas a um esforço de compressão axial. Aflambagem acontece quando a peça sofre flexão transversalmente devido à compressão axial. A flambagem é considerada uma instabilidade elástica, assim, a peça pode perder sua estabilidade sem que o materialjá tenha atingido a sua tensão de escoamento. Este colapso ocorrerá sempre na direção do eixo de menor momento de inércia de sua seção transversal. A tensão crítica para ocorrer a flambagem não dependeda tensão de escoamento do material, mas da seu módulo de Young.

- carga crítica de flambagem: faz com que a peça comece a flambar. Unidade - N
* Equilíbrio estável: - não há flambagem
*Equilíbrio indiferente:
* Equilíbrio instável:
Quando a flambagem ocorre na fase elástica do material, a carga crítica (Pcr ) é dada pela fórmula de Euler:

= módulo de elasticidadelongitudinal do material em pascal
= menor dos momentos de inércia da secção em m4
= comprimento de flambagem da peça em metros
Para determinar se uma peça irá sofrer flambagem ou compressão, temos quecalcular o seu índice de esbeltez e compara-lo ao índice de esbeltez crítico. Esse índice de esbeltez é padronizado para todos os materiais.
Se o índice de esbeltez crítico for maior que o índice deesbeltez padronizado do material, a peça sofre flambagem, se for menor, a peça sofre compressão.

 
Flambagem porCompressão

Conceito de estabilidade do equilíbrio.

De forma bastante comum ocorrer confusão entre o que é equilíbrio e o que estabilidade. Uma estrutura pode ser instávelestando em equilíbrio. Tome, por exemplo, um lápis apontado e tente coloca-lo apoiado em um plano horizontal apoiado pela ponta. Nesta situação, embora ele esteja em equilíbrio, este é muito...
tracking img