Flagrantes do comportamento organizacional estratégico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UMESP – UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Prof. Ms.: Antonio Carlos Freitas Disciplina: Comportamento Organizacional

Alunas : Elaine Gonçalves


ESTUDO DE CASO (3A)
FLAGRANTES DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ESTRATÉGICO
Qualquer Coisa que Seja Necessária!

Questõespara Discussão
1. Que papel a personalidade desempenhou na situação ocorrida no banco?Qual(is) dos Cinco Grandes traços de personalidade influenciou Marian ou Dave? Qual(is) dos aspectos cognitivos e motivacionais de personalidade teve uma função neste caso?
Os profissionais envolvidos no caso apresentam inicialmente características de personalidade positivas e adequadas à organização.|
Marianapresenta um histórico positivo no mercado de trabalho do mercado de trabalho, onde “sua reputação em relação a busca obstinada pelos objetivos da empresa era quase legendária entre os banqueiros locais”, “trabalhava árdua e intensamente” e nos leva a perceber que apresentava conscienciosidade, concentrando-se nos objetivos e trabalhando em direção a eles.
Dave Kattar, na fala do presidente, é “bemquisto por aqui”e “inspira respeito”, nos levando a entender que ele apresentar traços de personalidade com: Extroverção, cordialidade e estabilidade emocional.
Ambos apresentam receptividade a novas experiências, buscando novas experiências ao se candidatar a oportunidades que Mirian conquistou.
Ao ser aprovada, Mirian recebeu informações sobre Dave e sua ambição por ocupar o cargo degerente. Neste momento, o presidente contou com atitude cognitiva de Marian, fornecendo-lhe informações em relação a situação e já apresentou um proposta de ação.
No decorrer do texto, percebemos que Marian apresentou atitude afetiva, se envolvendo emocionalmente em relação a Dave , levando-a instabilidade emocional que foi demonstrado no momento de raiva.
Como conceito cognitivo e motivacional dapersonalidade, encontramos por parte de Dave, motivação para auto realização, desejando se bem sucedido em situações competitivas, apresenta comportamento diferenciado para com Marian, apresenta também extroverção e boa aceitação por parte dos outros membros da instituição, exercendo certa influência sobre estes.
Mirian busca aprovação do presidente para realizar a dispensa de Dave, preocupada emapresentar comportamento desejado pelo presidente, nesta situação que é passível de avaliação.
Notamos também no decorrer do estudo de caso que Marian possui traços de personalidade fortes entre eles a raiva e o não controle de suas emoções o que há vem prejudicando . Este tipo de descontrole se da devido a função de “ id” onde o individuo não consegue se controlar diante de realizaçõesinsatisfatórias , uma vez que ela não esta feliz por seu setor estar piorando a cada mês .
2. Trabalhando dentro das fronteiras de sua personalidade, o que Marian deveria ter feito quando os problemas começaram a dar mostras de estar efervescendo? Como ela deveria ter mantido a satisfação e o comprometimento de Dave em relação ao trabalho?
Quando Marina percebeu que estava a beira de um problema cadavez pior, deveria ter utilizado elemento cognitivo de atitude, lembrando das palavras de seu presidente ao contrata-la, pensando racionalmente, traria Dave para seu lado, demonstrado a ele a importância de sua ajuda para encontrar uma possível solução para o problema ao invés de se descontrolar, momento onde mostra uma inconsistência na estabilidade emocional.
Porém, como Marian tem umapersonalidade forte e a partir do momento em que “achou” que Dave era “ um osso duro de roer” não deu a chance de conhecer o mesmo. Isso tornou as coisas ainda mais difíceis sendo que o mesmo era valioso para o banco, como ressaltou o presidente na contratação de Marian, porem como agiu de outra forma com certa individualidade as coisas pioraram ainda mais, pois indivíduos devem trabalhar em equipe por...
tracking img