fkhgfkf

961 palavras 4 páginas
O que é a reprodução assexuada:
A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. Ela é fundamental para a manutenção da espécie, uma vez que, nas atuais condições da Terra, os seres vivos só surgem a partir de outros seres vivos iguais a eles por meio da reprodução. No nível molecular, a reprodução está relacionada com a capacidade ímpar do DNA de se duplicar. Como vimos quem comanda e coordena todo o processo de divisão celular é o DNA dos cromossomos.
São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reprodução assexuada e a sexuada.
A reprodução assexuada é um tipo de reprodução que ocorre sem a conjugação de material genético. Existe um único progenitor que se divide por mitose. Os seres provenientes deste tipo de reprodução são geneticamente iguais ao organismo que os originou (a não ser que haja mutações) e são denominados clones. Assim que ocorre maturação dos clones estes passam a ter capacidade de produzir cópias de si próprios.
Ao contrário do ocorre na reprodução sexuada, na reprodução assexuada não há a necessidade de outro indivíduo para gerar descendentes, ou seja, neste tipo de reprodução apenas um único ser é capaz de gerar outros geneticamente idênticos. Isto ocorre através de um processo de divisão celular chamado mitose.
Existem muitos invertebrados, incluindo as estrelas do mar e anêmonas marinhas, que se reproduzem sem a necessidade de um parceiro, melhor dizendo, através da reprodução assexuada.

Formas de reprodução assexuada:
Os indivíduos que surgem por reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, formando o que se chama clone. Esses indivíduos só terão patrimônio genético diferente se sofrem mutação gênica, ou seja, alteração nas seqüências de bases nitrogenadas de uma ou mais moléculas de DNA.
Vários são os seres vivos que se reproduzem assexuadamente e vários são os tipos de reprodução

Relacionados