Fitoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando falamos de uma planta, geralmente usamos o nome popular, mas uma mesma planta pode ser conhecida por diferentes nomes dependendo do lugar onde ela se encontra, por exemplo, a Erva de SantaMaria é conhecida no nordeste do Brasil por Mastruz. Às vezes, plantas diferentes recebem o mesmo nome, o que pode causar graves confusões, por exemplo a Espinheira Santa também é conhecida comoCancerosa e é uma planta com baixa toxicidade, entretanto existe outra planta conhecida também como Cancerosa ou Leiterinha que é tóxica e seu látex (“leite” que sai quando os galhos ou folhas são retirados)pode causar queimaduras quando em contato com a pele.
Nome Popular:As plantas também podem ser conhecidas pelo nome científico, neste caso cada planta tem um só nome científico, que é escrito emlatim e é composto por duas partes: a primeira é o gênero e a segunda a espécie, depois vem o nome do autor do nome, que é aquele que identificou a planta pela primeira vez.
Uma planta é um ser vivo epor isso está constantemente produzindo substâncias que, na planta, cumprem uma função e quando usadas nas pessoas podem ajudar a curar uma doença. Estas substâncias que apresentam atividadefarmacológica são chamadas de princípios ativos. Nem sempre os princípios ativos responsáveis pela atividade da planta são conhecidos, embora sua atividade possa ser comprovada cientificamente.
Por ser viva, aplanta está sujeita à ação do ambiente (luz, água, temperatura, solo e altitude) e pode mudar sua composição, deixando de produzir alguns princípios ativos ou produzindo-os em maior ou menorquantidade.
É necessário saber em que parte da planta há maior quantidade dos princípios ativos e em que época do ano que esta parte deve ser coletada. Nas fichas técnicas das frutas, ervas e temperosindicamos a parte a ser utilizada, ás vezes uma mesma planta pode apresentar princípios ativos diferentes, dependendo da parte utilizada e portanto tem indicação
diferente. Por exemplo, a casca do fruto...
tracking img