Fitoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 49 (12162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE FITOTERAPIA CHINESA
“A terapêutica das doenças através das plantas”


O objetivo deste curso é dar noções básicas e Fundamentos da Fitoterapia Chinesa e avaliar as características energéticas dos alimentos. No ocidente as pessoas não se alimentam adequadamente e abusam muito dos condimentos e principalmente dos chazinhos que as pessoas indicam sem ter o mínimo de conhecimento deFitoterapia, muitas pessoas falam “se bem não faz, mal também não” e nós sabemos que não é bem assim, muitas ervas são tóxicas e podem lesionar o organismo. Para o Terapeuta no diagnostico da MTC é muito importante saber do paciente a sua profissão, atividade e principalmente a sua alimentação, muitos dos problemas de saúde estão ligados ao seu hábito alimentar, o uso e abuso de um determinadoalimento ou erva podem estar desequilibrando energeticamente o órgão a qual está relacionado a sua deficiência ou plenitude, provocando assim um determinado sintoma. A proposta deste curso é ensinar o terapeuta a identificar os alimentos que estejam desequilibrando o paciente. E assim orientá-lo a se alimentar adequadamente, sem criar dietas, mas pequenos detalhes que o ajudarão em seu processo detratamento.

PLANTAS MIRACULOSAS
INTRODUÇÃO
A proposta de trocar drogas alopáticas “testadas e aprovadas” pela indústria farmacêutica, por chazinhos do tempo da vovó, pode parecer absurda. Afinal, remédios de ervas pertencem ao passado: não há lugar para tais relíquias na medicina de hoje. A fitoterapia (do grego, fitos, planta; terapia, tratamento) está em franca expansão no mundo inteiro, eos pesquisadores não cessam de redescobrir vegetais que substituem (com vantagens, em alguns casos) os produtos químicos convencionais. O uso das plantas para fins curativos é, de longe, a mais antiga forma de medicina praticada pelo homem. Aliás, até os animais a utilizam em caso de aperto. Com certeza, você já viu um cão ‘pastar’ num gramado para livrar-se de uma indigestão. Ou um gato mascarervinhas. O hábito existe também entre os grandes predadores selvagens (tigres, leões), de dieta exclusivamente carnívora. Nossos ancestrais devem ter seguido o mesmo exemplo. Uma tumba descoberta por arqueólogos no Irã, em 1963, comprovou a existência de uma fitoterapia rudimentar há mais de 60 mil anos. O fato nada tem de estranhável, se considerarmos que o mundo vegetal sempre constituiimportante fonte de alimentos para a espécie humana; e que o conhecimento das plantas ‘boas’ e ‘más’ (saudáveis e tóxicas) acumulou-se pelo método do ensaio e erro. Por esse caminho, os habitantes das cavernas aprenderam também a identificar as espécies curativas.
2

Por volta do ano 3000 a.C., médicos chineses dispunham de sofisticadas farmacopéias (lista de ervas e suas indicações terapêuticas);algo semelhante ocorria na Assíria e no Egito a 2500 a.C., e, bem mais tarde, na Grécia. Não por acaso, aliás, Esculópio, o deus grego da medicina, tinha como símbolo a serpente, animal louvado por sua habilidade na descoberta de plantas benignas; o emblema, como sabemos, mantém-se até hoje. Deixando de lado a mitologia, cabe mencionar que existem mais de 350 mil espécies vegetais catalogadas pelosbotânicos. Destas, apenas cerca de dez mil são exploradas do ponto de vista medicinal, e um número bem menor mereceu estudos acurados em laboratórios modernos. Só o Brasil tem cerca de 100 mil plantas catalogadas. As utilizadas como medicamento não passam de duas mil. “Que teus alimentos sejam teus medicamentos, e que teus medicamentos sejam teus alimentos!”
(Hipócrates)

FITOTERAPIA CHINESAUma das culturas mais antigas que relatam a utilização de plantas, animais e minerais com fins terapêuticos é a chinesa. Relatos estes encontrados no primeiro livro que trata da medicina interna “Huang Di Nei Jing” escrito na dinastia Han, por volta de 3000 a.C.. Este tratado listava 13 fórmulas de fitocompostos incluindo pílulas, pós, emplastos, chás e etc. Outro grande tratado que data de...
tracking img