FITOSSOCIOLÓGICA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DO PARQUE JOVENTINO SILVA - PARQUE DA CIDADE, SALVADOR- BAHIA.

1971 palavras 8 páginas
FITOSSOCIOLÓGICA DE ESPÉCIES ARBÓREAS DO PARQUE JOVENTINO SILVA - PARQUE DA CIDADE, SALVADOR- BAHIA.

Carolina Oliveira Máximo
Danilo Cunha Alcântara
Iara Castro Vasconcelos
Magda Raniele Rodrigues dos Santos
Marina Pessoa Felzemburgh Motta
Renato Felipe Martins Santos
Ricardo Gonçalves Silva

Resumo:Este trabalho tem como objetivo contribuir para o maior conhecimento acerca da composição florística e estrutura fitossociológica de espécies arbóreas do Parque Joventino Silva - Parque da Cidade, visando subsidiar ações futuras de conservação de espécies que apresentem maior índice de valor de importância para influência relativa das espécies mais frequentes e dominantes nos processos de equilíbrio da flora e manutenção da fauna, o parque possui uma área total de 72 ha. Para a realização do trabalho foram traçados 4 parcelas de 20 x 10 com uma distância de 50m em linha reta uma da outra, Foram encontrados 93 indivíduos, distribuidos entre 19 famílias. As espécies mais abundantes encontradas são Amesclas com 28 indivíduos, Biriba com 8 indivíduos e a Jaqueira, Caboatã-de-leite eLouro com 6 indivíduos cada.

Palavras chave:Parque da Cidade, Salvador, diversidade.

Introdução

Salvador, primeira capital do Brasil e atual capital da Bahia (12º54’31.64”S, 38°20’34.92”W limite Norte e 13º00’39.54”S, 38º31’54.43”W limite Sul), apresenta uma extensão territorial de 693,276 km². Sua condição peninsular lhe confere um clima variando entre super úmido e úmido, com precipitação média anual de 2099mm (MDA, 1992). Como característica edáfica, predomina um solo argiloso vermelho-amarelo que dentre outras coberturas vegetais, abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica (IBGE, 2010).
A cidade apresenta Sistemas urbanos com formação de mosaicos heterogêneos de hábitats (T S Melo et al., 2011). Estes sistemas são predominantemente caracterizados por intensa influência antrópica, proveniente da ocupação humana como construção de residências, estradas e

Relacionados