Segurança do Trabalho
Luiz Carlos Pestana

FISP - Ficha de informação de segurança do produto

1- Identificação do produto e da empresa:
Gasolina padrão (Pb0035) da empresa Petróleo Brasileiro S. A.
2- Composição e informação sobre os ingredientes:
É da natureza dos hidrocarbonetos, sendo destes cerca de 25 a 40% saturados, no máximo 40% olefínicos e 35% aromáticos. Contém menos de 1% de Benzeno.
3- Identificação de perigos:
Os perigos mais importantes são os de este produto ser inflamável e nocivo. Causa efeitos narcóticos e por inalação pode causar dor de cabeça, náuseas e tonteiras.
4- Medidas de primeiros socorros:
a. Inalação: Remover para um local arejado. Utilizar respiração forçada caso a vítima não respirar.
b. Contato com pele / olhos: Retirar peças de roupas que entraram em contato e lavar o local com água corrente por, pelo menos, 20 minutos.
c. Ingestão: Não induzir vômito. Lavar a boca da vítima e fazê-la ingerir azeite de oliva ou outro óleo vegetal.Em todos os casos deve-se procurar assistência médica imediata e, sempre que for possível, com o rótulo do produto.
5- Medidas de combate a incêndio:
O método apropriado é a utilização de extintor com espuma para hidrocarbonetos, pó químico e dióxido de carbono. Caso não seja possível a utilização de alguma dessas substâncias, utilizar água diretamente sobre o fogo.
6- Medidas de controle para derramamento ou vazamento:
a. Precauções pessoais: Eliminar fontes de ignição. Usar EPI adequado (roupas, luvas e botas impermeáveis, óculos de segurança herméticos, etc.).
b. Precauções ao meio ambiente: Estancar o vazamento, se possível. Restringir o vazamento à menor área possível, evitando o direcionamento para mananciais abertos.
c. Método para limpeza: Recolher o produto em recipiente de emergência. Absorver com terra ou material absorvente. Não dispor em lixo comum, descartar corretamente.
7- Manuseio e armazenamento:
Usar EPI para evitar contato direto com o produto. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Fispq gasolina petrobrás. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fispq-Gasolina-Petrobr%C3%A1s/187286.html

MLA

"Fispq gasolina petrobrás" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fispq-Gasolina-Petrobr%C3%A1s/187286.html>.

MLA 7

"Fispq gasolina petrobrás." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fispq-Gasolina-Petrobr%C3%A1s/187286.html>.

CHICAGO

"Fispq gasolina petrobrás." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fispq-Gasolina-Petrobr%C3%A1s/187286.html.