Fisoterapia no down

336 palavras 2 páginas
Fisioterapia para portadores de síndrome de Down

O Conceito Neuroevolutivo/Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a solução de problemas de função, movimento e tônus, objetivando-se um aprimoramento da qualidade da função, melhorando a qualidade de vida dos pacientes neurológicos.
Além disso, esse conceito estimula o equilíbrio, por isso que esse tratamento é realizado em indivíduos com Síndrome de Down. Nesse tratamento são utilizados manuseios específicos, estimulação sensorial e facilitação para incentivar a participação do paciente nas atividades
Possui uma grande importância para os pacientes com deficiência cognitiva, pois a finalidade deste método visa uma resposta automática através do manuseio da criança por um terapeuta.
As crianças com Síndrome de Down que realizam tratamento fisioterapêutico, começam a andar precocemente em relação aos não tratados.
Quando a criança vai ficando mais velha, ela deverá ser incentivada a praticar exercícios físicos para melhorar seu condicionamento físico e prevenir a obesidade, que é um problema freqüente nesses pacientes.
Esses pacientes permanecerão na fisioterapia até atingirem um desenvolvimento normal dos seus membros, um controle postural adequado e conseguirem sua independência na AVD’s (Atividade de vida diaria). Após ter atingido estas metas, o fisioterapeuta deverá dar orientações aos pais para substituir as sessões de fisioterapia por algum esporte.

Saúde em portadores de Síndrome de Down

A criança com Síndrome de Down tem maior probabilidade de apresentar um comprometimento da saúde em virtude de alterações congênitas e predisposições características da síndrome. Este comprometimento pode afetar o coração (A criança que possui uma cardiopatia congênita pode apresentar alguns sinais indicadores, como: desenvolvimento mais lento quando comparada às outras crianças com a mesma síndrome), os pulmões, a coluna cervical (instabilidade atlanto-axial), a produção de

Relacionados

  • Educação e emancipação
    33858 palavras | 136 páginas