Fisisologia

20861 palavras 84 páginas
FISIOPATOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO

Funções Células do sistema nervoso Impulso nervoso Sinapses Patologia da transmissão do impulso nervoso Neurotransmissores Patologia dos neurotransmissores Sistema nervoso autónomo Medula Reumatismos da medula Encéfalo Diencéfalo Tronco cerebral Cerebelo Meninges e liquor Sistemas do encéfalo Nervos Actividade eléctrica do cérebro Integração nervosa Sono Memória Patologia das áreas sensitiva e motora Paralisia facial Amnésia

Capítulo 1 FUNÇÕES
Do ponto de vista estrutural, o sistema nervoso divide-se em sistema nervoso central (SNC), composto por encéfalo e medula espinhal, e sistema nervoso periférico (SNP), composto por nervos cranianos e espinhais (motores e sensoriais), gânglios nervosos (conjuntos de neurónios fora do SNC) e terminações nervosas motoras e sensoriais (receptores). Os nervos são formados por feixes dos longos prolongamentos dos neurónios. Do ponto de vista funcional, o sistema nervoso pode dividir-se em sistema nervoso somático, que coordena as actividades dependentes da vontade, e sistema nervoso autónomo (SNA), que controla as actividades involuntárias, como os movimentos respiratórios, os batimentos cardíacos, a digestão, a função excretora e a secreção de hormonas. A principal função do sistema nervoso é receber estímulos sensoriais das várias partes do corpo e do exterior, analisar essa informação e elaborar uma resposta gerando sinais que são transmitidos aos músculos (estriados e liso) e às glândulas, chamados, por isso, órgãos efectores. Mas o SNC também se encarrega de operações menos bem percebidas e que estão subjacentes à consciência, à memória, ao raciocínio e à regulação do comportamento.

Função de recepção ou sensitiva Por meio dos seus milhões de receptores sensoriais recebe informações sobre mudanças que se produzem tanto no interior como no exterior do organismo. As mudanças captadas são os estímulos. A informação recolhida é a informação sensorial.

Função integradora O sistema

Relacionados