Fisioterapia2013

2097 palavras 9 páginas
OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR
PROF. Esp. Carlos Henrique Przybysz1
1 OSSOS DO CÍNGULO DO MEMBRO SUPERIOR
Também chamada de cintura escapular, forma a raiz de implantação dos ossos do membro superior. Formada por dois ossos: escápula (omoplata) e clavícula. A clavícula é anterior e superior ao tórax e a escápula é posterior. A clavícula articula-se com o esterno e escápula, e somente a escápula que articula o úmero, osso do braço.

Fig. 01. Cintura escapular. Fonte: http://fpslivroaberto.blogspot.com.br/2010/04/viagempelo-corpo-humano-sistema.html
1.1 Clavícula
Para o estudo, a clavícula deve ser colocada na posição horizontal, a parte mais volumosa é medial e articula-se com o esterno e a extremidade mais achatada é lateral e articula-se com a clavícula.
A face superior é convexa e lisa e a inferior apresenta sulcos. Possui forma de S e para dar-se o lado pertencente deve-se colocar a metade medial convexa para frente e o restante lateral convexo para trás.
Osso longo, com cavidade pouco desenvolvida onde se aloja a medula óssea e par, apresentando um corpo e duas extremidades: uma esternal e outra acromial.

1
Professor graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela FAP (Faculdade de Apucarana); especialista em Anatomia e Histologia humana: métodos de ensino e pesquisa pela UEM (Universidade
Estadual de Maringá). Professor titular da Disciplina de Anatomia Humana e Neuroanatomia na FAP.

Fig. 02. Acidentes ósseos da clavícula em vista inferior. Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
1.2 Escápula
Escápula (omoplata), é um osso par e plano e muitas vezes muito fino em alguns pontos podendo ser translúcido, está posteriormente ao tórax, com forma triangular com duas faces e três bordas.
A face costal (anterior) é escavada em concavidade chamada de fossa subscapular onde está o músculo do mesmo nome.
A face dorsal (posterior) apresenta uma saliência que a corta na direção transversal
da

Relacionados

  • Fisioterapia2013
    362 palavras | 2 páginas