Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 4
2 FISIOLOGIA PULMONAR.................................................................. 5
3 SILICOSE .......................................................................................... 7
3.1MORFOLOGIA................................................................................ 8
4 DIAGNÓSTICO.................................................................................. 9
5 CLASSIFICAÇÃO.............................................................................. 10
6 PREVENÇÃO.................................................................................... 11
7TRATAMENTO.................................................................................. 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................. 13
REFERENCIAS................................................................................. 14


1- INTRODUÇÃO

Pneumoconiose é o termo usado por Zenker, em 1867, para se referir ao grupo de doenças respiratórias decorrentes da inalação de poeiras minerais (konion = poeira, em grego).Com o passar do tempo, o termo foi sendo ajustado a denominações próprias que partem do nome da poeira incriminada, como por exemplo, silicose (poeira de sílica), asbestose (poeira de asbesto) e, por extensão, poeiras orgânicas, como bissinose, causadas por poeiras de algodão, cânhamo, juta ou sisal.
No trabalho apresentado discutiremos a silicose, que é considerada uma das principaispneumoconioses, principalmente pela sua grande incidência em trabalhadores no Brasil.
Uma das conseqüências da silicose é a perda da complacência dos pulmões, após muitos anos decorrentes à exposição, e também ocasionando uma pequena formação de nódulos no tecido pulmonar, e com a persistência da exposição este acúmulo resultará na perda de elasticidade do pulmão e a respiração exige um maior esforço.A silicose é classificada em três fases a aguda, subaguda e crônica sendo que esta última é que discutiremos com mais ênfase ao decorrer do trabalho.
Discutiremos também como é diagnosticada esta doença, tendo referência os estudos de Robbins e Cotran (2005) até o seu tratamento.

2- FISIOLOGIA PULMONAR

De acordo com ROBBINS E COTRAN (2005).
Os pulmões são engenhosamente construídos paradesempenhar sua função cardial: a troca de gases entre o ar inspirado e o sangue. Sob o ponto de vista do desenvolvimento, o sistema respiratório é uma projeção de parede ventral do intestino anterior. A linha média traqueal desenvolve duas projeções laterais, os brotos pulmonares. O broto do pulmão direito eventualmente se divide em três ramos –– brônquios principais –– e o esquerdo em doisbrônquios principais, dando origem a três lobos à direita e dois à esquerda. A língula à esquerda é equivalente ao lobo médio; entretanto, o pulmão esquerdo é menor que o direito. O tronco do brônquio principal direito é mais vertical e diretamente alinhado à traquéia do que o esquerdo. Consequentemente, a aspiração de material estranho, como vômito, sangue e corpos estranhos, tende a entrar mais nopulmão direito que no esquerdo.
Os brônquios principais direito e esquerdo se ramificam dicotomicamente, dando origem a vias aéreas progressivamente menores. Acompanhando a ramificação das vias aéreas, encontramos o suplemento arterial duplo para os pulmões, ou seja, artérias brônquicas e pulmonares. Na ausência de uma insuficiência cardíaca significativa, as artérias brônquicas de origem aórticafrequentemente podem sustentar a vitalidade do parênquima pulmonar quando o suplemento arterial pulmonar esta bloqueado, como na embolia.
A ramificação progressiva do brônquio forma os bronquíolos, que se distinguem dos brônquios pela ausência de cartilagem e glândulas submucosas dentro das suas paredes. Ramificações futuras dos bronquíolos conduzem aos bronquíolos terminais, emanando desses...
tracking img