Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As alterações na concepção do objeto de trabalho na Fisioterapia em diferentes momentos de sua constituição.
Desde seu surgimento, não existiu, na Fisioterapia, um objeto de estudo ou de intervenção claramente definido. O que, confusamente, foi considerado objeto de trabalho da Fisioterapia desenvolveu-se por caminhos diversos daqueles que dariam sentido e autonomia á Fisioterapia como área deconhecimento.
E falar em fazer é falar em comportamento. De acordo com as observações de Camillo(1986), " a compreensão do comportamento, como fato humano que é, implica análise de suas relações funcionais com o conjunto dos demais fatos humanos. São exemplos de tais fatos humanos, a educação, a política, o sistema dominante de valores, a religião, a linguagem, a população, a família, o estado,o trabalho, a economia-produção, a apropriação, a distribuição e consumo e etc.."
O que faz com que o objeto de trabalho de uma profissão ou o que define uma área de conhecimento esteja sempre relacionado ao comportamento de quem faz o trabalho nesse campo profissional. O objeto de trabalho da Fisioterapia, da mesma forma que o de diversas outras profissões e diferentes áreas de conhecimento ,sofreu inúmeras mudanças e influências, constituindo-se noque hoje é considerado , proposto ou convencionado como o objeto de trabalho da Fisioterapia.
1- Na Antiguidade, " diferenças incomodas" já são tratadas por meios físicos..
Na antiguidade (período mais ou manos compreendido entre 4.000 a. C e 395 d.C), as pessoas apresentavam " diferenças incomodas", já chamadas de " doenças". Havia umaenorme preocupação em eliminas essas " doenças", por meios de recursos, técnicas, instrumentos e outros procedimentos. Os instrumentos mais utilizados nesta época eram a eletricidade do Peixe Elétrico e os movimentos do Corpo Humano. Onde nessa época acreditava-se que o uso da Ginástica estava unicamente nas mãos dos Sacerdotes e que era empregada somente, com fins terapêuticos, ou seja, osmovimentos do corpo humano quando estudados, racionalizados e planejados eram utilizados e tratamento de disfunções orgânicas já instaladas.
No ano de 2698 a.C o Imperador Chinês Hoong-Ti criou um tipo de Ginástica Curativa qual continha exercícios respiratórios e exercícios para a obstrução dos órgãos.
Na Antiguidade a preocupação principal da utilização dos agentes Físicos era com o tanto dasMorbidades que acometiam o homem.
“““ “2- Na Idade Média as “diferenças incômodas” eram consideradas como algo á ser” exorcizado”.
Na Idade Média (período aproximadamente compreendido entre os séculos IV e XV), em todos os setores da sociedade, predominou uma concepção de " organização providencial", uma ordem social estabelecida no plano Divino A FÉ..
Como decorrência os eventos naturais eramcausados por interferências e decisão da atuação divina, e no caso de eventos negativos éra denomindo uma atuação demoníca. A Idade Média com essas características fou uma época onde ocorreu uma interrupção no avanço dos estudos e da atuação na área de saúde. A interrupção desses estudos parece ter tido 2 aspectos principais: o corpo humano foi considerado como algo inferior em decorrência deinfluência da Religião e dos conceitos religiosos da época que valorizam o culto da época, e as camadas superiores da nobreza e do clero comaçaram a despertar o interesse por uma atividade fisíca dirigida para um objetivo determinado que éra o aumento da potência física e força sem a preocupação com o corpo.
3- No Renascimento volta á aparecer alguma preocupação com o corpo saudável.
Começa áreaparecer uma preocupação com o Corpo Saudável. O Humanismo e as artes desenvolveram-se e permitiram paralelamente a retomada dos estudos relativos aos cuidados com o corpo e o culto ao Físico(iniciado na Itália e difundido pela Europa).
Nessa época nota-se uma preocupação com os cuidados com o organismo lesado e também com a manutenção das condições normais já existentes em Organismos sadios....
tracking img